17/04/2024 às 16h56min - Atualizada em 17/04/2024 às 16h56min

Planta de secagem térmica de lodo de esgoto da Sanepar leva prêmio nacional de biogás

Energia renovável é utilizada de forma inovadora para gerar calor e promover o tratamento sustentável do lodo de esgoto. O sistema está em operação plena desde o ano passado

- AEN

A unidade de secagem de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Atuba Sul da Sanepar, em Curitiba, venceu a categoria Melhor Planta Geradora de Biogás em Saneamento do Prêmio Melhores do Biogás 2024. A Companhia concorria com outras quatro empresas, após indicações públicas e votação aberta. O anúncio foi feito na noite de terça-feira (16), durante o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em Chapecó (SC). O prêmio foi entregue ao engenheiro eletricista Lucio Fabiano Ramos, responsável pela operação e manutenção do sistema.

A planta vencedora é um exemplo de inovação e sustentabilidade por ter um sistema tecnológico de última geração para a secagem térmica do lodo de esgoto. O sistema está em operação plena desde o ano passado.

A inovação chave nesta planta é o uso de fontes de energia renovável, como biomassa (cavaco de madeira), lodo seco gerado no próprio processo e biogás, também produzido no tratamento do esgoto, para secar o lodo. Ou seja, a planta transforma resíduos em recursos energéticos, utilizando os princípios da economia circular e eficiência energética.

“É uma solução sustentável para um grande desafio dos prestadores de serviço que é a geração do lodo em quantidades consideráveis nas estações de tratamento. Enviar lodo para aterros sanitários gera custos elevados para a empresa e não é a melhor solução do ponto de vista ambiental”, explica o engenheiro.

Ao adotar esse processo de secagem, a Sanepar também reduz de forma significativa o volume de material para a disposição final e também as emissões de gases de efeito estufa, deixando de utilizar combustíveis convencionais.

“O prêmio é um reconhecimento a esta planta, que é um modelo inovador e estabelece um referencial no campo de soluções sustentáveis para a recuperação de recursos oriundos de esgoto, notadamente na América Latina”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

COMO FUNCIONA – O lodo adensado removido do processo de tratamento de esgoto passa por uma centrífuga para o primeiro deságue mecânico, gerando um material pastoso com 20% de sólidos totais. O lodo úmido então é direcionado para o secador rotativo. A secagem ocorre mediante o contato do lodo úmido com os gases quentes fornecidos por um gerador de calor que utiliza três combustíveis renováveis: biomassa, lodo seco e biogás. 

Nessa etapa de secagem o lodo seco atinge 80% de sólidos totais e apresenta higienização eficiente. Parte do lodo seco é utilizado para gerar calor na próxima fase, sendo transformado em cinzas por meio da combustão.

Isso ocorre numa caldeira em que as altas temperaturas são geradas pelo próprio lodo seco e pelo biogás da ETE e também por cavaco de madeira, que é um resíduo gerado no processamento de madeira. Atualmente, além de ser utilizado no processo de combustão, o lodo seco e as cinzas estão sendo enviados para coprocessamento em indústrias cimenteiras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »