11/04/2024 às 12h37min - Atualizada em 11/04/2024 às 12h36min

Congresso recebe iluminação verde pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, atrás apenas do Alzheimer

Redação - jornalcn.com.br
Agência Câmara de Notícias
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional recebe iluminação verde nesta quinta e sexta-feiras (11 e 12) como parte das ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A iluminação foi solicitada pelo Senado.

O objetivo da data, celebrada em 11 de abril, é incentivar a divulgação de informações sobre a doença, especialmente sobre tratamento e dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

O diagnóstico é feito a partir da análise do histórico do paciente somado a uma avaliação neurológica que observa sinais como lentidão e redução dos movimentos, rigidez nos membros, tremores e problemas de postura.

Causa desconhecida
Descoberta há mais de 200 anos, Parkinson já é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, atrás apenas do Alzheimer.

O quadro foi identificado pela primeira vez em 1817 por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença.

O Parkinson é crônico e progressivo, afetando funções primordiais do corpo, como movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, depressão e alteração do sono. As causas exatas da doença de Parkinson ainda são desconhecidas.

Tratamento
A doença é tratável com medicações e implante de eletrodo ou gerador de impulsos, em casos mais graves. Os medicamentos repõem parcialmente a dopamina (que é a substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas) e, desse modo, melhoram os sintomas da doença.

Tanto os remédios para a doença, quanto as cirurgias de implante estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »