11/04/2024 às 11h26min - Atualizada em 11/04/2024 às 11h26min

Professores da UFPR e UTFPR aprovam greve a partir de 15 de abril

Os servidores técnicos das duas instituições já estão em greve desde o início de março; não há previsão para término

Por Guilherme Lara da Rosa/Banda B
Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram, em assembleia nesta terça-feira (9), o início de uma greve a partir do próximo dia 15.
Com a decisão, as aulas serão paralisadas por tempo indeterminado. Segundo a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), houve duas votações durante a sessão. Ao menos 322 professores se posicionaram a favor do início da greve, contra 175 – outros cinco preferiram se abster.
De acordo com a entidade, a paralisação surge com o objetivo “de pressionar o governo federal para que as negociações avancem”. A categoria, em um movimento nacional, reivindica reajuste salarial de ao menos 22,71% – dividido em três parcelas de 7,06% –, reestruturação de carreiras e reforço no orçamento voltado às instituições, por exemplo. Os servidores técnicos das duas instituições já estão em greve desde o início de março.
“O conjunto do funcionalismo federal vem defendendo uma proposta de reajuste salarial de três parcelas de 7,06% (em 2024, 2025 e 2026) para o grupo de servidores no qual se enquadram os docentes das Ifes. Os valores seriam suficientes para repor as perdas desde o governo Temer até o final do atual governo. A proposta do governo até agora é de 0% em 2024 e duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026”, diz a APUFPR.
Em todo o País, profissionais de quase 300 campi de Institutos Federais (IFs) estão em greve. Representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) deverão se reunir com o Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (11).
Assim como a UFPR e a UTFPR, outras instituições federais já aprovaram a deflagração de greve em outros Estados, como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O que diz a UTFPR
Procurada pela Banda B nesta quarta-feira (10), a UTFPR disse ter recebido a decisão dos professores com “sobriedade” e afirmou considerar justas as pautas reivindicadas pelos docentes e técnicos. Veja a nota na íntegra abaixo:
“A Reitoria da UTFPR recebe com sobriedade a opção dos servidores docentes por decretar greve a partir do próximo dia 15 de abril, conforme definido na assembleia representativa dos professores de todos os campi da Universidade, realizada nesta terça-feira (9).
A gestão da UTFPR afirma seu compromisso de preservar os servidores que optarem por aderir aos movimentos em questão, sem constrangê-los, assim como tem atuado na greve dos servidores técnico-administrativos em educação, iniciada em março.
A Reitoria considera justa as pautas das categorias e coloca-se à disposição dos servidores, comandos de greve e sindicatos para dialogar sobre as reivindicações internas.
O que diz a UFPR
Em comunicado divulgado nesta quarta, a UFPR disse que respeita a decisão. Veja a nota abaixo:
Tendo em vista a decisão da assembleia dos docentes, promovida pela entidade de representação da categoria docente (APUFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta respeito às decisões tomadas pela categoria docente, de forma democrática e por maioria de votos e o reconhecimento do direito de greve dos servidores das instituições federais de ensino superior brasileiras.
A Assembleia realizada pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), no auditório do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico, no dia 09 de abril, decidiu, por meio de votação presencial, pelo início da greve a partir do dia 15 de abril. Os docentes aprovaram a deflagração da greve com 322 votos favoráveis, 175 contrários e 5 abstenções.
Além disso, foi aprovado o estado de Assembleia permanente, visando a convocação de novas Assembleias com um rito mais ágil para avaliação do movimento conforme as mudanças da conjuntura nacional. A primeira reunião do Comando de Greve está marcada para o dia 15 de abril, de forma híbrida, na sede da APUFPR em Curitiba e nas demais sedes.
A greve dos docentes das universidades federais é motivada pela necessidade de recuperar o orçamento das instituições, reivindicação por reajuste salarial para repor as perdas desde o governo Temer até o final do atual governo, a revogação do projeto de Reforma Administrativa (PEC 32) e a equiparação dos benefícios com os demais Poderes.
A UFPR reitera seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e reafirma sua disposição para o diálogo e o entendimento, visando sempre a defesa das universidades públicas e a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Foto: Divulgação/APUFPR
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »