09/04/2024 às 12h29min - Atualizada em 09/04/2024 às 12h28min

Congresso recebe nesta terça-feira projeção de frases e imagens pelo Dia de Conscientização sobre o Autismo

Redação - MO
Agência Câmara de Notícias
GettyImages

A fachada do prédio do Congresso Nacional recebe nesta terça-feira (9), entre as 19 horas e as 21 horas, projeção de frases e imagens sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, como forma de alertar para a realidade vivida por pessoas com transtornos do espectro autista. O tema da campanha deste ano é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”

A projeção foi pedida pela deputada Iza Arruda (MDB-PE).

O Congresso também recebeu iluminação azul nos dias 2 e 3 de abril como parte das ações desenvolvidas em todo o mundo sobre os direitos de pessoas com autismo e a necessidade de políticas efetivas de inclusão. Foram realizadas ainda sessões solenes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Autismo
O autismo é um transtorno que costuma surgir durante os dois primeiros anos de vida, como resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro. Esse transtorno prejudica o desenvolvimento do indivíduo em sua interação social e habilidades de comunicação.

As pessoas com autismo frequentemente têm outras comorbidades como epilepsia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Tratamento
Apesar de ser um transtorno crônico, o autismo conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico. É importante que sejam aplicados de forma individualizada e por equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos), além da orientação a pais e cuidadores.

 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »