05/04/2024 às 15h04min - Atualizada em 05/04/2024 às 15h04min

Compagas apresenta plano de expansão para o Norte do Paraná durante a ExpoLondrina

Empresa anuncia retomada da operação com atendimento industrial e novos investimentos para distribuição do gás canalizado ao mercado residencial e comercial do município de Londrina. Investimento previsto é de R$ 80 milhões.

REDAÇÃO
AEN Parana
Foto: Compagas

Compagas apresentou nesta sexta-feira (5), durante o Londrina Paraná Day, na abertura da ExpoLondrina 2024, o plano de expansão da empresa para o Norte do Paraná. O CEO da Companhia, Rafael Lamastra Jr, anunciou a retomada da operação de distribuição de gás canalizado na cidade, com o atendimento industrial, e novos investimentos para os mercados residencial, comercial e veicular. Outro anúncio foi a possibilidade de atender a região com o biometano, um gás renovável e alinhado às metas de sustentabilidade.

O objetivo da Compagas é retomar o atendimento em Londrina a partir do segundo semestre de 2025, a começar pelo setor industrial por meio da rede de distribuição de cerca de 6 quilômetros já instalada e, para isso, iniciou negociações com potenciais consumidores e supridores.

Para Lamastra, esse é um novo marco para a distribuidora. “Com investimento de R$ 80 milhões, vamos iniciar o plano de expansão previsto no novo contrato de concessão pela região Norte, a começar por Londrina, com a construção de novas redes de distribuição que atenderão, num primeiro momento, as indústrias, mas que também chegará aos setores comercial e residencial. Nossa expectativa é atender também a nova cidade industrial e oferecer ao mercado um polo industrial verde, por meio do fornecimento do biometano, o nosso gás natural renovável”, explicou.

A partir de Londrina, além da rede já implementada, o projeto da Compagas prevê ainda esse ano a construção de um trecho de cerca de 4 quilômetros até o município de Cambé para atender as indústrias instaladas no percurso. Outros trechos que totalizam pouco mais de 30 quilômetros atenderão o bairro Gleba Palhano, localizado na zona Sul e considerado uma das regiões mais valorizadas no setor imobiliário e de intenso comércio.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a importância da rede de gás natural para a região. “Londrina é um município com alto potencial industrial. Nos últimos anos tem atraído grandes indústrias e que instalam aqui seus centros de operação, distribuição e logística, e agora com a retomada da operação da Compagas com a rede de gás canalizado teremos ainda mais desenvolvimento industrial em nossa cidade”, afirmou.

“O anúncio feito hoje pela Compagas é extremamente importante para fomentar um novo número de empresas na região industrial de Londrina. Além disso, temos em pauta a descarbonização. Para ter isso principalmente com os veículos pesados é importante ter a Companhia como parceira e atuando na região de Londrina”, complementou Eduardo Bekin, diretor- presidente da Invest Paraná.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destacou a importância do anúncio do investimento pela Compagas para o desenvolvimento da cidade. “Esta notícia vai transformar a Cidade Industrial de Londrina. O condomínio industrial que temos na cidade está em construção e será o primeiro parque abastecido com biometano. Isto é um diferencial competitivo na atração de novas empresas, que vão contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade”, arrematou.

O plano de investimento da Compagas para a região Norte ainda abrange diretrizes de expansão e interiorização do serviço de distribuição de gás canalizado, incorporação do biometano à matriz de suprimento do negócio, aumento da competitividade do gás canalizado para a indústria e oportunidades como o uso do gás no transporte coletivo urbano. Além de Londrina, o município de Maringá, no Noroeste, também está contemplado no ciclo de expansão, com atendimento por meio do gás canalizado.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO – Atualmente, a Compagas possui uma rede de distribuição de mais de 880 quilômetros de extensão, que atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 15 municípios do estado. Os mais de 54 mil clientes consomem diariamente cerca de 800 mil metros cúbicos de gás canalizado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »