28/02/2018 às 13h41min - Atualizada em 28/02/2018 às 13h41min

Delegado explica sobre aumento de furtos em Siqueira Campos

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
O JCN fez um levantamento do número de ocorrências na cidade de Siqueira Campos no mês de janeiro de 2017 e janeiro de 2018. Os dados foram extraídos dos relatórios da Polícia Militar que são enviados diariamente aos meios de comunicação.
De acordo com o levantamento, no mês de janeiro de 2017 foram registradas 29 ocorrências, sendo 8 furtos e 21 divididas entre perturbação de sossego, apoio a outros órgãos, vias de fato, ameaça e abordagens.
Já em janeiro deste o aumento no número de ocorrências foi de 56,86% com relação ao mesmo período do ano passado, quanto ao número de furtos o aumento foi de 100%.
Até 31 de janeiro de 2018 foram registradas 51 ocorrências, sendo 16 furtos e as outras 35 divididas entre perturbação de sossego, apoio a outros órgãos, vias de fato, ameaça e abordagens.
Os dados são preocupantes, tendo em vista que o número de furto em ambos os anos preenchem o maior número de ocorrência e teve um aumento significativo do ano passado para este ano.
De acordo com o Delegado de Polícia Juliano Fonseca esse problema é geral, ocorrendo em muitas cidades do Paraná e do Brasil.
“O aumento do número de ocorrências de furto se deve a várias causas, entre elas a desigualdade social, e a falta de oportunidades para educação e trabalho. O aumento do consumo de drogas entre os jovens também é um fator que desencadeia crimes. Movidos pela dependência de drogas, muitas vezes os usuários cometem crimes para obter objetos e trocarem por droga”, Frisou Dr. Juliano.
As Polícias combatem o tráfico com prioridade, o número de pessoas mantidas encarceradas por esse tipo de crime aumentou muito nos últimos anos, com uma média de 10 em 2009 para 27 em 2018. Considerando todos os crimes, a média de presos aumento de 20 para 55 no mesmo período.
No entanto, as vagas no sistema prisional não acompanharam esse aumento, ocorrendo a superlotação de presos na Delegacia de Siqueira Campos e em outras Delegacias do Paraná, atrapalhando as investigações, pois o Investigador de Polícia permanece muitas horas em desvio de função, embora o Estado tenha contratado 2 Agentes de Cadeia para nossa Delegacia.
“O Governo está com 14 obras em andamento, entre construções e ampliações, e pretende extinguir muito rapidamente a permanência de presos em Delegacias de Polícia, o que vai otimizar o trabalho da Polícia Civil. Outro fator que deixa a desejar é que a pena para o furto é branda, sendo de 1 a 4 anos se o crime for simples”, explicou o Delegado.
Ainda de acordo com Dr. Juliano o furto é um crime em que o autor planeja a forma e o melhor momento de executá-lo. Por exemplo, no momento da execução, se o autor avistar uma pessoa que possa vir a ser uma testemunha, ele pode desistir de cometê-lo, deixando para outra hora.
Assim sendo, o índice de resolução desse delito costuma ser baixo.
Nesse contexto, geralmente as pessoas presas por furto são primárias e recebem benefícios da Justiça como a progressão de regime após o cumprimento de um sexto da pena. Ou seja, após serem presas, logo estão na rua novamente.
Para fazer frente ao problema do aumento de crimes, foi solicitado o aumento do número de policiais civis e militares para Siqueira Campos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »