25/03/2024 às 10h35min - Atualizada em 25/03/2024 às 10h35min

​Pedágios entre Londrina, Jacarezinho, Curitiba e litoral: veja onde estão as praças e o valor da tarifa

Pedágios voltaram a ser cobrados em nove praças paranaenses à meia-noite deste sábado (23). Usuários podem obter descontos nas tarifas com o uso de tags de pagamento automático.

Por g1 PR
Foram retomadas neste sábado (23) as cobranças nas praças de pedágio dos trechos que integram os lotes 1 e 2 das novas concessões de rodovias do Paraná.
Motoristas trafegavam nos trechos sem pagar pedágio desde novembro de 2021, quando foram concluídos os antigos contratos de concessionárias do chamado Anel de Integração.
Ao todo, nove praças de pedágio foram reativadas. 
As estradas pedagiadas ligam:
Para as praças de pedágio que não estão incluídas nestes trechos, não há previsão de retorno da cobrança.
Um exemplo é o trecho entre Londrina e Jacarezinho, onde o pedágio de Jataizinho continuará desativado.
A viagem de Londrina para Ponta Grossa também continua sem cobranças - mas, para quem trafega sentido Curitiba ou litoral, os pagamentos começam a ser exigidos a partir de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova.
Pagamento
As formas de pagamento aceitas nas cabines de pedágio são dinheiro ou cartão, de débito e crédito, inclusive por aproximação. A modalidade Visa Vale Pedágio também será aceita.
Por enquanto, não há previsão de liberação de pagamento por PIX.
Já nas vias automáticas, o motorista poderá optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass. Usuários que utilizarem as tags - chips eletrônicos em adesivos colados no para-brisa - terão descontos no tarifa de pedágio.
São duas modalidades:
  • Desconto Básico de Tarifa (DBT): oferece 5% de desconto a todas as categorias de veículos, independentemente da quantidade de viagens realizadas. Basta utilizar a tag de pagamento automático;
  • Desconto de Usuário Frequente (DUF): contempla apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque). Esse benefício oferece uma redução adicional e progressiva no valor da tarifa a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, realizada dentro do mesmo mês. Quanto mais o usuário utiliza a rodovia, menor fica o valor do pedágio.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »