15/03/2024 às 11h07min - Atualizada em 15/03/2024 às 11h07min

​Prefeitura de Ibaiti prepara monumento em homenagem aos Pioneiros

Por Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Ibaiti através do Departamento de Cultura está realizando a instalação de um monumento em homenagem aos pioneiros. A obra do escultor ibaitiense Kalu Chueiri está sendo instalada na nova rotatória na junção das avenidas Alice Pereira Goulart e Ricardo Gonçalves Bacco em frente ao DER que está passando por obras de revitalização e reurbanização.  
A obra foi executada com recursos da Lei Paulo Gustavo de fomento à Cultura (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) solicitados pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho. São cinco estátuas que representam os Elementos Pioneiros Formadores da Cultura Social do Município de Ibaiti. O monumento é composto pela figura de um indígena, um mineiro de carvão, um operário ferroviário, uma cafeicultora e um pecuarista (veja abaixo da matéria o significado de cada um).
As esculturas levaram cerca de quatro meses para serem concluídas e foram confeccionadas no ateliê do escultor na cidade de Pato Branco.
Nesta terça-feira (12) Kalu Chueiri esteve em Ibaiti ao lado do diretor de cultura Gilson Sarrafho para instalar pessoalmente as esculturas com apoio de homens da Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos. Apesar de já instalado, o monumento ainda não está concluído. A Prefeitura ainda irá realizar toda a ornamentação em jardinagem, pintura dos murais e identificação para destaque da obra e iluminação.
"Com a reurbanização da Avenida Alice Pereira Goulart pensamos em trazer um pouco da Cultura de Ibaiti para todos os ibaitienses e visitantes. As pessoas poderão apreciar e conhecer a História da cidade. Com a implantação desse monumento estaremos valorizando a cultura local e ornamentando uma das principais entradas da cidade. Fico muito feliz com a participação do artista natural de Ibaiti, o amigo Kalu Chueiri, pela sua disposição em fazer esse belo trabalho para os ibaitienses o que certamente representará Ibaiti em todo o estado do Paraná", comentou o prefeito Dr. Antonely Carvalho.
MONUMENTO
"Elementos Pioneiros Formadores da Cultura Social do Município de Ibaiti"
A obra retrata pioneiros que contribuíram para a formação do município de Ibaiti. Pessoas que vieram das mais diversas regiões para exercerem atividades laborais contribuindo para a formação e desenvolvimento da comunidade, antes patrimônio, até formação do município de Ibaiti somando ao indígena da etnia Kaingang (Bugre) que já habitava na região.
ESCULTURAS
INDÍGENA - Os Kaingang, um povo pertencente à família Jê que ocupa atualmente 46 terras indígenas localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul dando origem ao nome do município de Ibaiti (Água da Pedra).
MINEIRO DE CARVÃO - Trabalhadores que chegaram com suas famílias para o árduo trabalho na exploração das jazidas de carvão mineral.
FERROVIÁRIO - Trabalhador da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (estrada de ferro) que construíram o sub-ramal do Rio do Peixe e se estabeleceram na região.
CAFEICULTORA - Famílias que vieram de várias regiões para a atividade agrícola, principalmente a cafeicultura.
PECUARISTA - Famílias que se estabeleceram nas propriedades rurais para a atividade de criação de gado de corte e leite.
AUTOR
Kalú Chueiri nascido em 25 de janeiro de 1951 na cidade de Ibaiti, mais precisamente na residência de seus pais (Guiomar Pereira Chueiri e Ahyde Jorge Chueiri), na Rua Rui Barbosa numeral 815 (atrás da Igreja Matriz), pelas mãos de Dona Emília Moser.
Kalú cursou o primário (ensino fundamental) no Grupo Escolar Monteiro Lobato e ginasial no Ginásio Antônio Martins de Melo.
Kalu tem licenciatura em Educação Física e pós graduação em Arte e Educação. É escultor autodidata com trabalhos realizados em várias partes do estado do Paraná. Suas obras podem ser vistas nas cidades de Pato Branco, Capanema, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Sul, Mariópolis, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Curitiba entre outras cidades.
Kalú já recebeu diversos prêmios por participação em concursos e salões de artes em todo o Estado do Paraná. Entre eles: Primeiro concurso de esculturas João Turin, Participação e obra selecionada no 17º Salão de Artes Paraná, projetos selecionados através da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O escultor pertence a Academia Patobranquense de Letras e Artes.
Em Ibaiti, Kalu é autor das obras:
Equilíbrio - Do artesanal para o tecnológico - Obra instalada na rotatória da Avenida Paulo Cruz Pimentel. 
Monumento à Educação - Obra instalada na sede do Núcleo Regional de Educação- NRE
Mão que Educam - Obra instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Memorial a Jorge Banuth - Obra instalada no Estádio Municipal.
Deusa da Justiça - Obra instalada no jardim do Museu Histórico.
Busto de Mário Yamanouye - Obra instalada no jardim do Museu Histórico em homenagem ao seu patrono.
Maquete do Monumento (estudo) Elementos Pioneiros Formadores da Cultura Social do Município de Ibaiti - Obra exposta no acervo do Museu Histórico.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »