23/02/2018 às 13h16min - Atualizada em 23/02/2018 às 13h16min

Proposta determina substituição de papéis termossensíveis em comprovantes por outro mais duráveis

Murilo Souza
Agência Câmara Notícias
O Projeto de Lei 8867/17, do deputado André Amaral (PMDB-PB), determina a substituição dos papéis termossensíveis usados em comprovantes de pagamento ou extratos fornecidos por bancos, lotéricas e pelo comércio em geral nas vendas com cartão por outros mais duráveis. 

O papel termossensível é utilizado em impressoras térmicas encontradas em caixas eletrônicos, aparelhos de fax, caixas registradoras ou máquinas de cartão de crédito. Essa impressão costuma ser mais rápida e barata, pois não requer tinta. O cabeçote da impressora esquenta e marca em preto o formato das letras, contrastando com a cor do fundo branco, amarelo ou azul do papel.

Pelo texto, caberá ao Banco Central do Brasil definir qual tipo de papel será utilizado. O novo papel, segundo o projeto, deverá assegurar que a informação nele contida e os respectivos dados fiquem impressos por, no mínimo, cinco anos, para fins de utilização e comprovação pelo consumidor. 

“Consumidores de produtos e serviços bancários ou financeiros necessitam receber comprovantes com impressão de qualidade e alta durabilidade, a fim de poderem comprovar futuramente os dados ali constantes”, diz Amaral. 

Tramitação 
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »