08/03/2024 às 11h49min - Atualizada em 08/03/2024 às 11h49min

​Homem acusado de matar a namorada que pediu socorro ao ser levada para matagal antes de ser morta é condenado a 30 anos de prisão

Taciana dos Santos, de 26 anos, foi morta por Marcos Paulo Rodrigues, de 31 anos e julho de 2023. Os dois namoravam há pouco mais de dois meses. Defesa do condenado diz que vai recorrer.

Por g1 PR e RPC Cascavel
Taciana Gomes dos Santos, tinha 26 anos; ela foi encontrada morta após mandar mensagem pedindo socorro para amiga — Foto: Arquivo pessoal
Marcos Paulo Rodrigues, de 31 anos, acusado de matar Taciana dos Santos, de 26 anos, foi condenado a 30 anos de prisão por feminicídio, meio que dificultou a defesa da vítima e asfixia. O julgamento ocorreu em Cascavel, no oeste do Paraná, na quinta-feira (7).
A vítima foi encontrada morta pelo tio em 11 de julho de 2023. Marcos se entregou na delegacia na noite do mesmo dia. Imagens de uma câmera de segurança divulgadas pela polícia mostram o momento em que Taciane pede socorro ao ser levada para um matagal pelo namorado.
O julgamento durou menos de quatro horas, isso porque as testemunhas já haviam sido ouvidas anteriormente. Um novo depoimento delas foi descartado tanto pelo Ministério Público, quanto pela defesa do réu.
O julgamento começou com o interrogatório de Marcos, na sequência os debates e em seguida os jurados se reuniram e juiz leu a sentença. Durante o interrogatório, o homem confessou o crime, mas disse que não tinha a intenção de matar.
Marcos está preso desde a época do crime em Cascavel.
O que dizem as defesas
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse que ficou satisfeito com o resultado do júri e que não vai recorrer da decisão. O promotor, Alex Fadel, reforçou a celeridade em que o processo foi julgado, cerca de oito meses depois do crime.
"Se o julgamento demora três, quatro, cinco anos, tudo se dissolve com o tempo e a justiça acaba sendo um pouquinho lenta, desacreditada. Além do fato de ter sido julgada de uma forma justa, com as três qualificadoras, num prazo exíguo, bem menos de um ano, já ter uma resposta é muito útil para a toda a comunidade de Cascavel", afirmou Fadel.
Já a defesa do réu, no fim do julgamento, disse que vai recorrer, por entender que não houve meios que dificultaram a defesa da vítima.
1. Como tudo aconteceu?
De acordo com a Polícia Civil, Taciane foi morta no Bairro Claudete, em Cascavel, perto da casa onde o namorado dela morava com a mãe. Os dois estavam juntos havia dois meses.
Segundo a polícia, ela foi levada à força pelo namorado até um matagal no dia 9 de julho. A ação foi registrada por uma câmera de segurança do bairro.
2. Como o corpo foi encontrado?
O delegado Fabiano Moza, que investiga o caso, informou que Taciane mandou uma mensagem para uma amiga pedindo ajuda no dia em que foi levada para a área de mata.
A amiga foi até o local acompanhada da Polícia Militar. Como ninguém foi encontrado, os policiais deixaram o lugar, mas registraram um Boletim de Ocorrência (B.O.) do atendimento.
Para o delegado, o suspeito percebeu a movimentação e ficou no matagal por aproximadamente 40 minutos até a amiga da vítima ir embora
No dia seguinte, a família da Taciane procurou a delegacia para comunicar o desaparecimento da jovem. O corpo foi encontrado na terça-feira por um tio de Taciane.
3. Como a vítima foi morta?
Segundo o delegado, a causa da morte será oficialmente confirmada após exames do Instituto Médico-Legal (IML). No entanto, ele antecipou que a suspeita é que Taciane tenha sido estrangulada.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »