05/03/2024 às 13h33min - Atualizada em 05/03/2024 às 13h33min

PCPR leva ações focadas para mulheres a Santo Antônio da Platina, Londrina e Curitiba

Em Londrina, o PCPR na Comunidade estará no Paraná Rosa em Ação. Em Santo Antônio da Platina, o programa promoverá um ciclo de palestra com temas voltados à questão das mulheres. Ação em Curitiba será na Praça Rui Barbosa

- AEN

A Polícia Civil do Paraná promove eventos do programa PCPR na Comunidade em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), Londrina (Norte) e Curitiba, nesta semana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Na quarta-feira (6), em Santo Antônio da Platina, o programa promoverá um ciclo de palestra com temas voltados à questão das mulheres: dados de violência doméstica, como identificar um relacionamento abusivo, os ciclos da violência doméstica e familiar, como sair da dependência emocional, como entender a dependência financeira, dicas de investimento e empreendedorismo. As palestras serão ministradas por delegados, delegadas, psicólogas e profissionais especialistas em investimento. O evento conta com a parceria da prefeitura. 

Em Londrina, o PCPR na Comunidade estará no Paraná Rosa em Ação, promovido pelo Governo do Paraná por meio do Gabinete da Primeira-Dama e as secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Cidadania, na sexta-feira (8). No local serão disponibilizados serviços de registro de boletins de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais, além de agendamento para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN). 

Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná Rosa em Ação irá ofertar outros serviços à comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros. Também serão realizadas atividades lúdicas com as crianças. O evento será na Praça Maria Cecília, na Rua Luiz Brugin esquina com Avenida Saul Elkind, na Zona Norte de Londrina, das 9h às 17h.

Também na sexta-feira, o PCPR na Comunidade estará em Curitiba, na Praça Rui Barbosa. Haverá orientação sobre como identificar sinais de violência doméstica, quais as medidas para evitar crimes contra as mulheres e como alterar o sobrenome em documentos após a separação. Serão distribuídos materiais informativos relacionados ao tema. Além disso, serão oferecidas informações sobre a carreira policial, iniciativa que faz parte da ação que motiva as mulheres a entrarem para o mercado de trabalho.

O evento conta com a participação da Guarda Municipal de Curitiba, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Militar, Defensoria Pública, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná, do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero do Ministério Público do Paraná, da Fundação de Ação Social (FAS) e da Fundação Cultural de Curitiba e do Conselho Estadual de Segurança (Conseg).

Serviço:

Santo Antônio da Platina

Data: 06/03, quarta-feira

Horário: 8h às 11h

Local: Câmara de Vereadores - Avenida Oliveira Mota, 715 

Londrina

Data: 08/03, sexta-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Maria Cecília, na Rua Luiz Brugin esquina com Avenida Saul Elkind, na Zona Norte de Londrina

Curitiba

Data: 08/03, sexta-feira

Horário: 13h às 17h

Local: Praça Rui Barbosa - Centro da Capital

PROGRAMA – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Também visa fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Na semana passada, a Polícia Civil levou serviços de polícia judiciária para 1,9 mil pessoas durante eventos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Foz do Iguaçu, no Oeste. Em Pinhais, foram confeccionadas 931 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e em Foz do Iguaçu, foram concluídos 150 agendamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »