29/02/2024 às 10h40min - Atualizada em 29/02/2024 às 10h40min

​Polícia identifica criança enviada para trabalhar no Brasil durante operação de combate à exploração infantil na fronteira com o Paraguai

Criança paraguaia carregava itens de limpeza de vidros de carro em uma mochila. Objetivo da ação é combater a exploração de crianças paraguaias forçadas a pedir esmola em Foz do Iguaçu.

Por g1 PR e RPC
A Polícia Federal (PF) encontrou uma criança paraguaia que foi enviada para trabalhar no Brasil durante uma operação de combate à exploração infantil na fronteira, em Foz do Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (28).
Segundo a PF, ela carregava itens de limpeza de vidros de carro em uma mochila. O Consulado Paraguaio encaminhou a vítima às autoridades do país.
A ação tinha como objetivo, conforme a polícia, combater a exploração infantil de crianças paraguaias forçadas a pedir esmola, em Foz do Iguaçu.
"Sendo submetidos a riscos ao permanecerem em ruas movimentadas, pedindo dinheiro, vendendo água, limpando carros ou sentadas na calçada durante todo o dia sob sol e condições climáticas adversas, em horário em que deveriam estar na escola", afirmou a instituição.
O crime, conforme a PF, envolve fatores econômicos, sociais, culturais e psicológicos.
A ação, que contou com o envolvimento de autoridades dos dois países, abordou 96 veículos.
Outras 32 crianças sem documentos necessários
Durante a operação, a PF constatou 32 crianças que estavam sem documentação. Por não estarem dentro das adequações para passar de um país ao outro, elas foram encaminhadas às autoridades paraguaias.
Além disso, um paraguaio foi preso pelo transporte de mercadoria contrabandeada que estava escondida na moto em que ele pilotava.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »