19/02/2018 às 13h54min - Atualizada em 19/02/2018 às 13h54min

Sanepar será parceira na Feira do Produtor Rural de 2018 em Santana do Itararé

O gerente Regional da SANEPAR, Juarez Antônio Wolls, afirmou que o evento será de grande importância para os produtores rurais de Santana do Itararé e reafirmou o compromisso e parceria da empresa em eventos do mesmo nível no Paraná.

Michele Ribeiro/David Batista
A Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé será uma grande atração no município no mês de setembro. No último mês de janeiro, a Comissão Organizadora de Santana do Itararé, conseguiu ummportante patrocínio da Companhia de Abastecimento do Paraná (SANEPAR) para a realização do evento que acontece em setembro. O pedido foi entregue pelos organizadores juntamente com o vice-prefeito Ismair Marques ao Presidente Mounir Chaowiche.
O grande diferencial do município fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referência nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades.
O modelo de produção adotado pelos produtores do município foi considerado “futurista” em 2009 pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture; pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno. Somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples, mas funcionais e uso de mão de obra familiar para tocar a atividade.
O sistema de produção foi considerado pela empresa holandesa, além de futurista economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma vez que a produção se faz em harmonia com meio ambiente, proporcionando e respeitando o conforto dos animais que são criados ao ar livre.
 
 
Para 2018 a expectativa é que a feira receba, entre visitantes, expositores e participantes, algo em torno de 7 mil visitantes e gere negócios, com a difusão de tecnologia e, sobretudo gere novos parceiros que agreguem valor a produção e a economia do município e da região.
Nesse contexto, a Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé - PR 2018, com certeza, constituir-se-á num importante instrumento no processo de desenvolvimento socioeconômico porque movimentará significativamente o mercado local e valorizará as práticas e cultura produtiva do município e na difusão de tecnologias comprovadamente eficientes.
Durante o evento haverá a exposição de animais (gado de leite-Vaca Hi-tec - fruto do melhoramento genético desenvolvido no município via PIA – Programa de Inseminação artificial - Programa premiado com o Premio Gestor Público Paraná 2016 e 2017 – “A mudança que vem do leite”), produtos e serviços, com ênfase aos produtos da agropecuária municipal (Agroindústria), além de palestras técnicas, shows e eventos culturais. Também espaços para exposição de produtos e serviços de empresas da região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »