15/02/2024 às 10h15min - Atualizada em 15/02/2024 às 10h15min

Cobrança do pedágio deve ser retomada em março em estradas do Norte Pioneiro ao litoral do Paraná

Valores ainda não foram divulgados. Serviço de guincho e ambulâncias deve começar a ser ofertado nas próximas semanas. Obras maiores devem começar só ano que vem.

Obras previstas lote 2:

  • Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
  • Duplicação PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná;
  • Duplicação PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
  • Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
  • Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
A cobrança do pedágio deverá ser retomada ainda em março deste ano em rodovias do Norte Pioneiro ao litoral do Paraná que passaram a ser administradas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro. O trecho faz parte do lote 2 do novo modelo de pedágio e abrange sete praças de cobranças.
A previsão foi informada por Fernando Milléo, gerente de operações da concessionária. Porém, ele explica que os valores das novas tarifas ainda estão sendo calculados e por isso ainda não foram divulgados.
A concessão tem algumas novidades em relação à cobrança:
  • motocicletas não pagam;
  • usuários que fizerem o pagamento por serviços automáticos, sem parar nas cabines, terão desconto de 5%;
  • desconto progressivo para usuários frequentes: quanto mais se passa pelo pedágio num mesmo mês, menor vai ficando a tarifa (percentuais variam de acordo com a região do estado).
  • A concessionária só pode começar a cobrar o pedágio depois de concluir uma série de obras e reparos nas rodovias. O gerente de operações explica que os serviços ainda dependem de uma vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
"Depois de feita a vistoria e aprovada pela agência, a gente tem um período de 10 dias que vai ser de ampla divulgação, de uma campanha de conscientização que vai estar nas praças indicando a data das cobranças", disse o gerente de operações.
"Para quem passar, por exemplo, 30 vezes no mês, ele vai ter um desconto em torno de 75% do que ele pagaria no pedágio se não tivesse esse desconto de usuário frequente. Para cada R$ 1 que ele pagaria dentro do mês, ele vai estar pagando R$ 0,25", explica Fernando Milléo.
De acordo com o gerente de operações, serviços como guinchos e ambulâncias devem começar a operar ainda em fevereiro.
"Uma novidade desse contrato também, é que a gente vai ter ambulâncias UTIs, com médicos enfermeiros na rodovia, então uma assistência a mais ainda para o usuário", explicou.
A reconstrução das cabines de cobrança, assim como a contratação de funcionários, marcou a largada dos serviços da nova concessionária. O início das obras de grande porte deve demorar um pouco mais para terem início.
"Uma rodovia que ficou dois anos sem um pedágio, uma concessão, então a gente precisa nesse primeiro momento 'curar as feridas' dela. Em um segundo momento, quando ela já estiver estabilizada, com todo sistema, a gente desenvolvendo os projetos, vai iniciar as obras, vindo com benefícios maiores aos usuários", disse o gerente de operações.

Obras previstas lote 2:

  • Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
  • Duplicação PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná;
  • Duplicação PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
  • Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
  • Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
 
 

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