29/01/2024 às 14h37min - Atualizada em 29/01/2024 às 14h37min

Estado entrega sete novas ambulâncias para reforçar o Samu do Norte Pioneiro

São beneficiados os municípios de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé, que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. Objetivo é agilizar atendimentos de urgência e emergência

- AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), entregou nesta sexta-feira (26) sete ambulâncias, entre básicas e avançadas, destinadas aos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi). A iniciativa visa fortalecer o atendimento de urgência e emergência de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé. 

Com investimento unitário de aproximadamente R$ 300 mil, as ambulâncias integrarão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) destes municípios e devem garantir atendimento ágil em situações de emergência, proporcionando maior segurança e cuidado aos cidadãos dessas localidades.

No evento de entrega, realizado em Jacarezinho, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a orientação do governador Ratinho Junior é para que o tratamento aos municípios seja feito de maneira igualitária. “Seja por meio de prédios novos para a estrutura da saúde, reformas, ampliação de serviços ou expansão da frota de veículos, todas as nossas ações são tomadas considerando o melhor cenário possível para os paranaenses", destacou.

O apoio do Estado à região foi enfatizado pelo presidente da Cisnorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares. "Nos últimos anos nossa região tem recebido muitos investimentos do governo estadual e isso também acontece de maneira expressiva na área da saúde. Estamos passando por grandes transformações e estes veículos serão responsáveis pelo salvamento de vidas”, disse.

  • EXPANSÃO – Após 18 anos de operação, o Paraná atingiu, em 2022, a cobertura de 100% deste serviço, abrangendo todos os 399 municípios. Ao todo, são 175 bases do Samu distribuídas pelo Estado, o que permite descentralizar ainda mais os atendimentos para alcançar a população.

"Ao longo dos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 300 milhões no Samu, o que permitiu uma melhora significativa na rede de urgência e emergência. Sabemos que, dependendo da gravidade, a agilidade é fundamental no cuidado e é por isso que oportunizamos todas as ferramentas disponíveis para atender os paranaenses que necessitarem de assistência", disse o secretário.

PRESENÇAS  Também participaram do evento os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Cláudio Romanelli. Prefeitos, vereadores e lideranças da região também estiveram presentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »