14/02/2018 às 11h36min - Atualizada em 14/02/2018 às 11h36min

Fundadora da Insecta Shoes dá 8 dicas para o home office ser sucesso

Quem dá o caminho das pedras é a expert Barbara Mattivy, sócia-fundadora da marca vegana de acessórios

revistaglamour.globo.com - Flávia Bezerra
Além da expertise em sapatos e acessórios ecológicos e veganos, Barbara Mattivy é daquelas sabe-tudo-e-mais-um-pouco sobre home office. A paulista é sócia-fundadora do Insecta Shoes e administra a empresa trabalhando em casa! Quer saber como ela faz? Confira abaixo:
 
1. Tenha um espaço só para o trabalho
Para Barbara, é importantíssimo ter um espaço em casa destinado somente ao trabalho. “Tem gente que leva o computador para a sala e fica trabalhando na mesa de jantar ou monta uma mesinha no quarto. Sei que, às vezes, não é possível separar tanto os espaços, principalmente no começo, mas acho mega importante ter um local isolado para o escritório”, diz. “Assim, casa e trabalho ganham uma divisão clara, e a gente aproveita os ambientes de lazer somente para prazer mesmo”.
 
E tem mais: Barbara aconselha comprar uma cadeira confortável e ergonômica, e nunca – em hipótese alguma – trabalhar no sofá! “A gente nem se dá conta, mas costuma trabalhar bem mais quando está em casa. Perdemos a noção do tempo! Então, se o corpo não estiver bem ajustado, pode sofrer muito”, diz. “Luz natural e plantinhas perto da mesa de trabalho são detalhes que ajudam bastante na harmonia do espaço”, complementa.
 
2. Divida seu dia em horário de trabalho e horário de lazer
Home office não quer dizer “trabalho 24h”. A dica da Barb pra dividir as horas de trabalho e de lazer é fazer uma planilha com os compromissos do dia – incluindo (sempre!) momentos de lazer. “Gosto de planilhar meu dia planejando até os momentos que tenho pra cuidar de mim mesma já no início da semana. Assim, tenho uma noção melhor de como serão meus dias. Costumo dizer que o que não está agendado, não é realidade.”
 
3. Evite trabalhar de pijama
Barbara confessa que já teve fases da vida que acordava, ia direto para o computador, tomava café na frente dele e só desligava às 21h. “Não façam isso”, diz. “O home office tem que ser consciente. Porque, afinal, é trabalho! Hoje eu acordo, troco o pijama por uma roupa igualmente confortável e só depois vou para o computador.”
 
4. Aprenda a lidar com as interrupções
Campainha tocando, telefonemas da família, TV ligada na Sessão da Tarde, redes sociais pipocando na tela do celular, o dog pedindo um passeio... Trabalhar de casa é (sim) um mar de tentações! Para manter o foco, Barbara aconselha se isolar! “Se tenho algo muito urgente para entregar, tiro o telefone do gancho, coloco o celular no modo avião, recorro aos fones de ouvido e me isolo meeesmo! Só volto ao mundo quando termino tudo!”
 

"Gosto de planejar meu home office. Costumo dizer que o que não está agendado, não é realidade”, diz Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes (Foto: Reprodução/Facebook)

"Gosto de planejar meu home office. Costumo dizer que o que não está agendado, não é realidade”, diz Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes (Foto: Reprodução/Facebook)


"Gosto de planejar meu home office. Costumo dizer que o que não está agendado, não é realidade”, revela Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes (Foto: Reprodução/Facebook)
 
5. Peça para a família e os amigos respeitarem seu horário de trabalho
Para Barbara, a conversa franca é mais do que necessária. “A maioria das pessoas vão achar que, por você estar em casa, não precisa trabalhar. É importante explicar e, de novo, colocar limites.”
 
6. Se conseguir, saia de casa uma vez ao dia
É importante dar aquela refrescada na mente e socializar com outras pessoas. “Não precisa ser nada muito longo: um almoço, um cafezinho ou uma volta com o cachorro já ajuda”.
 
7. Mude de lugar quando o trabalho não estiver rendendo
Trabalhar home office não é garantia de criatividade e rendimento 100%. “Pessoalmente, adoro a ideia de trabalhar em um café, por exemplo. Tem dias que rendo muito em casa, mas tem outros que estou muito dispersa. Aí, vou para um café e produzo super!”, diz.
 
8. Não se esqueça do networking
Socializar, fazer contatos e trocar cartões não acontece no home office. Por isso, a dica da Barbara é apostar, sempre que possível, em cursos e palestras. “Ah, e vale marcar reuniões presenciais e nunca por Skype. Só isso já vai te forçar a sair de casa”, diz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »