08/01/2024 às 13h39min - Atualizada em 08/01/2024 às 13h39min

Drenagem e terraplenagem marcam avanço das obras do Viaduto da PUC em Londrina

O planejamento é implantar primeiro as novas vias marginais norte e sul, que por sua vez irão receber o tráfego de veículos da rodovia, permitindo o início dos serviços de implantação da infraestrutura do viaduto, que exigirão a demolição do pavimento atual

- AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando nas obras de implantação de um novo viaduto na BR-369 em Londrina, na região Norte. A obra é conhecida localmente como Viaduto da PUC, uma vez que vai facilitar o acesso ao campus desta universidade no município.

Nesta etapa a população já pode ver grande movimentação de terra ao longo da Avenida Jockei Club, necessária para implantação de dispositivos de drenagem e implantação de emissário de águas, e também os serviços iniciais de terraplenagem de uma das novas rotatórias e sua marginal de acesso. Ao todo já foram investidos cerca de R$ 3 milhões na obra, de um total de R$ 31 milhões contratados, com os serviços tendo iniciado em setembro.

O planejamento é implantar primeiro as novas vias marginais norte e sul, que por sua vez irão receber o tráfego de veículos da rodovia, permitindo o início dos serviços de implantação da infraestrutura do viaduto, que exigirão a demolição do pavimento atual.

VIADUTO – O viaduto ficará no entroncamento da BR-369 com a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias. Serão elevadas as pistas da rodovia federal e implantada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

Estas pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado.

Também serão executadas novas calçadas em concreto, muros de contenção dos taludes do viaduto, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública e paisagismo.


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