08/02/2018 às 14h28min - Atualizada em 08/02/2018 às 14h28min

3 exercícios para fortalecer o corpo e aguentar os dias de folia

Conquiste pernas à prova de bloquinhos com esses movimentos que usam apenas o peso do corpo e poucos minutos

vogue.globo.com - Juliana Vaz
Para brilhar no carnaval é preciso de: glitter, fôlego e membros inferiores fortalecidos para pular muito nos dias de folia. “Panturrilhas mais fortes e capacidade cardiorrespiratória são aptidões essenciais para dançar nos bloquinhos, que percorrem trajetos longos”, diz Cau Saad, personal trainer, de São Paulo.
 
Inclua esses três exercícios na rotina de treinos ao menos duas vezes por semana. Cada um deles deve ser executado por 30 segundos, sem intervalos. Ao final, descanse por de um a dois minutos e repita a sequência completa mais duas vezes.
 


 
1 – Força na panturrilha
“Essa região é considerada o segundo coração do corpo por ser responsável por bombear 70% do sangue de volta para o coração. Ao contrair e relaxar essa musculatura, as veias serão comprimidas estimuladas também, ajudando a evitar câimbras e varizes.”
 
De pé com as pernas afastadas na largura do quadril, cruze o pé direito atrás do tornozelo esquerdo. Impulsione o corpo em direção teto, ficando na ponta dos dedos. Retorne, apoiando toda planta do pé no chão. Essa é uma repetição, continue por 15 segundos e depois alterne para o lado esquerdo.
 


 
2 – Dor na canela? Fortaleça o músculo tibial anterior, já!
Com os pés paralelos e apoiados no chão, mantenha os calcanhares no solo enquanto flexiona o dorso do pé direito em direção ao teto e mantém o esquerdo no solo. Troque o lado. Essa é uma repetição, continue até completar 30 segundos.
 


 
3 – Skipping
Esse exercício trabalha a aptidão cardiorespiratória e, ao elevar os batimentos cardíacos, estimula o metabolismo e aumenta a energia imediatamente.
 
Parada, eleve o joelho direito até a linha da cintura, contrai o abdômen para proteger a lombar e manter o tronco alinhado. Ao mesmo tempo, eleve o braço contrário. Imagine que está correndo, mas sem sair do lugar. Em seguida, alterne para a perna esquerda. Repita até completar 30 segundos.
 


 
No fim do dia, recupere!
Para recuperar as pernas e garantir energia para o dia seguinte, alivie a musculatura com movimentos básicos de liberação miofascial. “Com uma bolinha texturizada ou até mesmo uma de tênis, deslize sobre a área fadigada. Aplique uma pressão de leve a moderada”, ensina Cau.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »