07/02/2018 às 13h55min - Atualizada em 07/02/2018 às 13h55min

EM SIQUEIRA CAMPOS - Número de furtos subiu 100%, enquanto nenhum roubo foi registrado

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
Nesta semana o JCN fez um levantamento do número de ocorrências na cidade de Siqueira Campos no mês de janeiro de 2017 e janeiro de 2018. Os dados foram extraídos dos relatórios da Polícia Militar que são enviados diariamente aos meios de comunicação.
De acordo com o levantamento, no mês de janeiro de 2017 foram registradas 29 ocorrências, sendo 8 furtos e 21 divididas entre perturbação de sossego, apoio a outros órgãos, vias de fato, ameaça e abordagens, entre outras.
Já em janeiro deste o aumento no número de ocorrências foi de 56,86% com relação ao mesmo período do ano passado, quanto ao número de furtos o aumento foi de 100%.
Até 31 de janeiro de 2018 foram registradas 51 ocorrências, sendo 16 furtos e as outras 35 divididas entre perturbação de sossego, apoio a outros órgãos, vias de fato, ameaça e abordagens.
Os dados são preocupantes, tendo em vista que o número de furtos em ambos os anos preenchem o maior número de ocorrência. Apesar do número de furtos ser de 100%, nenhum roubo foi registrado.
De acordo com o Art.155 do Código Penal Brasileiro o  furto é caracterizado pela tomada de um bem material, sem que haja violência ou ameaça contra a vítima e a mesma  não está presente na ação. De acordo com o direito penal, o crime de furto tem como consequência a pena de reclusão em regime fechado de um a quatro anos, mais o pagamento de multa. O principal problema é que em prática os ladrões ficam poucos meses na prisão.
Já o crime de roubo descrito no Art.157 do CP, consiste em um ato de subtrair um bem material de outrem por meio de violência ou ameaça. Neste caso a pessoa está presente, e sofre ameaça ou é alvo de violência. Quanto à pena, reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Tenente Lucio Comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar em Wenceslau Braz que é responsável pela região, inclusive Siqueira Campos, para saber como a Polícia Militar vem trabalhando no sentido de combate ao crime de furto.
De acordo com o Tenente infelizmente a pena para o crime de furto é curta e a rotatividade é grande, os indivíduos ficam pouco tempo nas cadeias e carceragens que estão lotadas e logo saem, na maioria das vezes voltam a cometer furtos.
“ Estamos prendendo vários responsáveis por furto, inclusive prendemos  em conjunto com a Polícia Civil um homem e uma mulher recentemente em Siqueira Campos. Apesar da ocorrência de furtos, o número de roubos é mínimo, as policias civil e militar fazem o trabalho cumprindo o dever de servir e proteger os cidadãos, porém é necessário também a ajuda do povo para que estejam denunciando movimentações estranhas, que fiquem atentos até porque a maioria dos furtos ocorrem durante o dia. Nós continuarem trabalhando no combate e prevenção ao crime, intensificando as ações, mas também precisamos da ajuda da população”, destacou o Tenente Lucio.
A Polícia Civil de Siqueira Campos também está empenhada no combate ao crime, no mês de setembro de 2017. Em uma operação conjunta com a Polícia Militar foi possível prender 16 meliantes pelo crime de furto no município.
De acordo com o Delegado Juliano Fonseca responsável pela Delegacia de Siqueira Campos, há um problema relacionado ao baixo número de policias no município, comparado com a cidade de Jacarezinho por exemplo: são 19 investigadores para 40 mil habitante e Siqueira Campos 4 investigadores que também atendem Salto do Itararé totalizando 25 mil habitantes. A diferença é exorbitante sendo que em Siqueira Campos cada investigador trabalha 200% a mais que em Jacarezinho, pois calcula-se que a cada investigador atente 6.250 pessoa, enquanto em Jacarezinho cada um atende 2.105.  
“ Nós estamos nos esforçando para resolver os casos, principalmente de furtos.  Solicitamos junto ao Prefeito de Siqueira Campos e Salto do Itararé para que intervenham no sentido de aumentar o efetivo tanto da Polícia Civil quanto da Militar. Se houve um aumento no número de furtos, consequentemente precisamos aumentar o número de policiais. Infelizmente os indivíduos que cometem furto ficam poucos meses presos, pois a pena é branda. Esse aumento não ocorre somente em Siqueira Campos, mas também em outras cidades”, finalizou.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »