22/11/2023 às 11h50min - Atualizada em 22/11/2023 às 11h50min

Câmara Municipal de Siqueira Campos homenageia Dr. Muricy e Divino Roberto

Da Redação
Na foto - Divino Roberto e Dr. Muricy
Márcio Junior Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Siqueira Campos, no uso das atribuições, apresentou para deliberação do Plenário um Projeto de Decreto Legislativo concedendo título de Cidadão Honorário a Muricy de Almeida e Silva.
Muricy de Almeida e Silva, nascido na cidade de Castro, Paraná em 11 de setembro de 1931 filho de Geniplo de Almeida e Silva e Maria Cândida Lopes da Silva.
Muricy mudou-se para Siqueira Campos ainda na infância, e desde a tenra idade, adotou-a como sua terra de coração.
É casado com dona Rosa, tem dois filhos: a Professora Rosemary Fátima da Silva de Souza e o Advogado Anderson Adalton da Silva, vários netos e bisnetos.
Professor formado pela faculdade de Filosofia Ciência e Letras, Jacarezinho, Paraná, lecionou por 31 anos, além de exercer funções de Diretor e vice-diretor em escolas estaduais e Inspetor Regional de Ensino. Advogado diplomado pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, atua na profissão desde sua formação até os dias atuais.
Enquanto cidadão, dedicou anos da sua vida a causas sociais. Foi fundador da Primeira Entidade Social de Siqueira Campos, atualmente Pastoral da Solidariedade, e serviu como Advogado da Edilidade por 08 anos, sem remuneração. Vereador em duas legislaturas, foi autor de várias Leis em benefício da população, inclusive redigiu a Lei Orgânica do Município de Siqueira Campos. Muricy foi membro da diretoria UVEPAR - União dos Vereadores do Paraná.
Devido a sua paixão pela arte, foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Amador Siqueirense; primeiro locutor da Rádio Bom Jesus de Siqueira Campos e um dos idealizadores e ator principal do filme “Senhor Bom Jesus”, dirigido por Frei Grabielângelo, se tornando o primeiro longa-metragem colorido do estado do Paraná.
Em 2020 a OAB do Paraná pediu para um jornalista visitar todas as suas secções no Paraná e de cada secção deveria escolher para escrever sobre sua atuação de advogado. Na subseção de Wenceslau Braz, Dr Muricy foi o escolhido e homenageado posteriormente pelo Presidente da OAB Dr. Adalberto, onde também fez um discurso elogiando o seu trabalho no Direito paranaense.
Em 2023, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, recebendo a Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados à comunidade paranaense.
Após esse breve resumo sobre sua trajetória, percebe-se que ele tem uma grande relevância para município por todo trabalho realizado, com isso foi protocolada a homenagem ao ilustre, pai, avô, advogado, ator, pessoa pública Siqueirense: MURICY DE ALMEIDA E SILVA.
O vereador Marcio Júnior também apresentou ao Plenário da Câmara, o Projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Vulto Emérito, a Divino José Roberto.
Divino José Roberto, nascido dia 23 de maio de 1947 em Siqueira Campos. Filho de José Augusto Roberto e Lázara da Conceição Roberto. Casou-se com Lúcia da Conceição Roberto.
Divino Roberto tem dois filhos, Letícia Gouveia Roberto e Roberto Gouveia Roberto.
Seus pais Jose Pires e dona Lazinha, como eram conhecidos, vieram de Minas Gerais ainda jovens e aqui montaram a sua família.
Sua vida em Siqueira Campos tem muitos históricos; só na rádio são 59 anos, onde entrou, está desde o surgimento da Radio Bom Jesus, quando ele tinha 17 anos de idade e está até hoje, fazendo o que mais gosta: ser locutor.
Seu Programa começa às 3 da manhã e vai até as 7:00 e nos fins de semana até as 8:00.
Divino Roberto resume o que significa a Rádio Bom Jesus e o seu amor por este trabalho: “A Rádio Bom Jesus é um presente que Frei Gabrielângelo nos deu. Cada dia que passa faço história com tantos ouvintes que vou conquistando graças a Deus. Cada dia o rádio me surpreende, principalmente com as suas novas tecnologias. Pretendo, se Deus me der saúde ir muitos anos fazendo rádio, pois adoro o rádio, acho que enquanto puder subir as escadas da Bom Jesus, estarei alegrando meus ouvintes nas madrugadas.”
Sua carteira de trabalho tem um único registro, o da rádio Bom Jesus, onde também já se aposentou por ela.
Através do seu trabalho pode conhecer várias personalidades importantes, inclusive algumas que já se foram deste mundo, dentre eles Pelé, Garrincha, Djalma Santos, Nelson Gonçalves, etc...
Sua vocação pela música surgiu quando tinha meus 8 anos de idade, quando seu pai lhe deu um violão. Foi aí que começou tudo.
Divino gosto de cantar e compor músicas, tendo várias canções gravadas por cantores.
Também já fez alguns shows, e segundo ele o melhor de todos foi cantar para mais de 1.000 pessoas num restaurante em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Depois teve propostas de donos do restaurante para cantar nas altas temporadas, mas Divino não se interessou na época.
Divino tem uma firma com CNPJ aberto há mais de 27 anos, a ROBERLETHI, que é a junção do nome de seus filhos Roberto e Letícia.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »