26/01/2018 às 16h02min - Atualizada em 26/01/2018 às 16h02min

Calcinha no boxe? Esse e outros 9 erros que cometemos lavando lingerie

estilo.uol.com.br - Letícia Rós e Veridiana Mercatelli
Elas são pequenas, mas requerem atenção extra no processo de lavagem e de secagem. Calcinhas, sutiãs, cuecas e roupas de banho vão durar mais tempo se você deixar de cometer os erros a seguir.
 
1 - Usar qualquer sabão
Na pressa, a gente acaba usando o sabão que está à mão. Mas o ideal é que essas peças sejam lavadas com sabão de coco ou um produto específico para roupas delicadas, com pH neutro, para evitar alergias. Já existem no mercado, inclusive, sabões específicos para peças íntimas. Uma dica é usar sabão líquido, porque dilui melhor, facilitando a retirada total de resíduos no enxágue.
 
2 - Passar calcinha para matar bactérias
Muitas de nós cresceram acreditando que era importante passar as roupas íntimas ou colocá-las na secadora, para eliminar bactérias e fungos. Mas essa crença não é a verdade. “A eliminação será feita na lavagem com água e sabão. Para esterilizar é preciso uma autoclave, os utensílios domésticos não produzem calor suficiente”, explica o infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
3 - Lavar roupa íntima com outras peças
O ideal é que as roupas íntimas sejam lavadas separadamente, por conta da necessidade de sabão específico. A preocupação com a possibilidade de infecções por conta de resíduos de secreção vaginal, sêmen e menstruação só se justificaria se os resíduos fossem recentes, e ainda assim a chance seria pequena. “Quando já estão secos, não há mais risco de contaminação”, diz Araújo.
 
4 - Torcer roupas de banho e deixar que sequem ao sol
Peças de lycra, como biquínis, maiôs e sungas, também devem ser lavadas com sabão líquido para roupas delicadas. E, ao contrário do que muita gente faz, não é bom torcer essas peças nem deixá-las secando ao sol, porque pode danificá-las. Aperte a roupa para tirar o excesso de água e coloque na sombra.
 

Getty Images

Getty Images


Imagem: Getty Images
 
5 - Achar que não pode manchar outras roupas
É só uma calcinha colorida, não tem problema jogar com as peças brancas, certo? Errado. Roupas íntimas coloridas, que soltam tinta, têm potencial para manchar uma máquina cheia. Para que não tenha de lavar cada grupo de cor de calcinha separadamente, faça um teste antes da primeira lavagem. Umedeça uma parte da roupa, coloque um pano seco e branco por cima e passe o ferro. Se manchar, ela deve ser isolada das outras.
 
6 - Ignorar o tipo de tecido
É preciso cuidado com peças que tenham a trama delicada, como as de renda, que estragam com facilidade se lavadas de maneira incorreta. O ideal, para as peças que a etiqueta libera lavagem na máquina, é colocar em saquinhos protetores. E não torcer, apenas apertar para sair o excesso de água, evitando que a peça esgarce ou mesmo desfie.
 
7 - Colocar o sutiã com bojo ou aro direto na máquina
Para não correr o risco de deformar e diminuir a vida útil do sutiã, o melhor é que essa peça seja lavada à mão, sem torcer ou dobrar, apenas apertando para sair a água. Na máquina, ele só deve entrar dentro de protetores específicos (em lojas de organização, há o “lava-sutiã”, uma bolinha vazada de plástico).
 

Getty Images

Getty Images


Imagem: Getty Images
 
8 - Não cuidar de manchas antes de lavar
A máquina não vai tirar as manchas de secreção por si só. De sangue, então, fica mais difícil ainda. A dica é: em uma bacia, coloque meia tampa do sabão para roupas delicadas e meia tampa de um tira manchas líquido. Coloque a peça, deixe de molho por 30 minutos e enxágue. Depois, proceda com a lavagem normalmente.
 
9 - Lavar roupas íntimas no banheiro e deixar por lá
 Pode até ser prático lavar a calcinha ou a cueca no banho e deixar ali mesmo, mas há o risco de proliferação de fungos (como o que provoca a candidíase) devido à umidade e à pouca iluminação. “A forma correta para secagem é em local arejado, com luz do sol, ou na secadora”, diz o infectologista do HC. É aceitável lavar no banho, com água quente e sabão de coco (não com o sabonete comum), desde que você não se esqueça de pendurar em uma área com ventilação.
 
10 - Pendurar as peças de qualquer jeito
Tudo bem, ninguém sai mostrando calcinhas, sutiãs e cuecas por aí, mas nem por isso precisa descuidar do formato dessas peças. Eles devem ser pendurados na posição que vestimos, para secarem de um jeito uniforme: calcinhas e cuecas presos pelas laterais e sutiãs pelas alças. Fontes: Bárbara Volnei, personal organizer, e Thalita Marques, consultora em organização.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »