24/01/2018 às 14h41min - Atualizada em 24/01/2018 às 14h41min

8 dicas para evitar que alguns hábitos estraguem sua voz no verão

vivabem.uol.com.br - Thamires Andrade
Ar-condicionado "bombando", bebidas estupidamente geladas e aquele cochilo gostoso com o ventilador ligado. Esses são só alguns hábitos que incorporamos no verão com um único objetivo: afastar o calor intenso. O problema é que muitos desses "refrescos" causam prejuízos para a voz e até dor de garganta.
 
A seguir, listamos algumas táticas para que você continue falando em alto e bom som durante a época mais quente do ano. As dicas foram reunidas com a ajuda de Ana Lúcia Duran, fonoaudióloga da clínica Zambotti & Duran; e André Ricardo Mateus, otorrinolaringologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
 
Vai tomar algo gelado?
Espere alguns segundos antes de engolir Sorvetes ou bebidas geladas provocam vaso constrição, ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo na garganta. Isso pode provocar rouquidão e dores. A dica para driblar prejuízos é manter o líquido gelado na boca por alguns segundos, para "esquentá-lo", e depois engolir. Assim, você evita o choque térmico na região da laringe. 
 
Fica muito tempo no ar?
Hidrate-se bem O ar-condicionado diminui a umidade do ar, causando ressecamento nas mucosas e edema nas pregas (cordas) vocais, o que gera rouquidão. Isso acontece principalmente em quem tem propensão a quadros alérgicos (rinite). Sempre que ficar muito tempo em lugares com ar-condicionado, use um umidificador e aumente o consumo de água, para evitar o ressecamento da garganta. Vale lembrar que a higienização do aparelho de ar-condicionado --seja em casa, seja no carro, seja na empresa-- deve ocorrer de seis em seis meses.
 
Não mire o ventilador na sua cara
Colocar o ventilador em sua direção pode deixar você resfriado. Quando isso acontece, a tendência é ficar com um pouco de muco na região nasal, provocando alteração na voz. O ideal é deixar o ventilador a um metro do chão, circulando o ar para cima. Também é preciso se certificar de que as pás do aparelho estão limpas. Quando sujas, elas podem espalhar ácaros de poeira pelo ambiente, prejudicando a vida de quem tem alergia.
 
Evite alimentos ácidos
Os alimentos muito ácidos (limão, abacaxi) agridem a mucosa do estômago, o que pode resultar em refluxo. Quando isso acontece, sobe um gás pela faringe. Para se proteger, nossa corda vocal acaba criando muco em excesso, o que aumenta o pigarro e pode deixar a corda vocal inchada. 
 
Aposte no soro fisiológico
Uma dica para quem vive exposto ao ar-condicionado ou as mudanças bruscas de temperatura é umedecer o nariz com soro fisiológico --nada de produtos descongestionantes. O soro pode ajudar a reverter o ressecamento da mucosa e deve ser pingado de três a cinco vezes ao dia.
 
Com gripe? Esqueça gargarejo com mel, vinagre e limão
Tanto o vinagre quanto o limão são agressivos para a mucosa das pregas vocais, por conta da acidez. Se você quer fazer um gargarejo para diminuir a rouquidão, opte por água morna com sal ou com uma pequena quantidade de antisséptico bucal.
 
Nada de pastilhas ou balinhas para a ronquidão
Pastilhas ou balinhas de gengibre até trazem um alívio passageiro. No entanto, você acha que não está mais com dor, força as pregas vocais e, depois, a voz fica muito pior. 
 
Está há mais de 15 dias rouco? Busque ajuda
O aumento do muco e o pigarro podem gerar lesões ou nódulos nas pregas vocais. Por isso, é preciso ficar atento à ronquidão e ao pigarro. Certos problemas podem ser revertidos por meio de um tratamento com fonoaudiólogo. Já outros, como alguns nódulos, exigem remoções cirúrgicas, feitas pelo otorrinolaringologista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »