17/01/2018 às 11h37min - Atualizada em 17/01/2018 às 11h37min

Do protetor à depilação: cuidados essenciais com a pele durante o verão

Dermatologista ensina o caminho das pedras para se manter saudável na estação

- Emília
vogue.globo.com
alta exposição da pele ao sol no verão é praticamente inevitável.. Para que o bronze nesta temporada seja perfeito e saudável, elencamos, com ajuda da dermatologista Jucele Bettin, os cuidados que devemos tomar nos dias de praia e piscina. Anote:
 
Os cremes e filtro solares de rosto e corpo devem ser diferentes?
Sim, já que cada região possui um PH (potencial Hidrogeniônico) diferente. Para rosto, recomendo produtos mais fluidos, para não deixar a pele oleosa; e para o corpo produtos hidratantes, para evitar o ressecamento.
 
Como deve ser feita a higienização da pele no verão?
1. Limpeza com demaquilantes, água micelar ou lenços de limpeza.
2. Lave o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele.
3. Use esfoliante no máximo duas vezes por semana - e apenas se houver poros dilatados ou cravos aparentes.
 
Como deve ser a proteção solar nessa época do ano?
1. Evite o Sol entre às 10h e às 16h. Neste horário, há maior quantidade de radiação ultravioleta B, que pode causar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
2. Aplique o filtro solar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao Sol.
3. No rosto, dê preferência aos produtos com barreira física, principalmente os filtros com cor.
4. No corpo, use filtros que tenham uma boa espalheabilidade e cobertura.
 
Quais os danos que as águas da praia e da piscina podem gerar na pele ?
A água salgada água evapora mais rápido da pele, associado ao calor e o Sol. Essa radiação também se reflete no sal marinho que fica em suspensão. Por isso queimamos mais. Em outras palavras, na praia ficamos expostos a radiação ultravioleta por todos os lados. Já a piscina tem o cloro, que desequilibra o PH da pele e remove a camada superficial de oleosidade. Para os dois casos, indico a reposição de filtro solar periodicamente a cada duas horas - e o ideal é já hidratar a pele assim que sair da água.
 
FOTO
Pele de verão (Foto: Lucile Leber)

Pele de verão (Foto: Lucile Leber)


Pele de verão (Foto: Lucile Leber)
 
Qual a importância da hidratação oral?
Beba cerca de 8 copos de água por dia, pois no verão, devido as temperaturas mais elevadas e maior produção de suor, o corpo pode ficar mais facilmente desidratado. Dependendo das atividades, como esportes ao ar livre e brincadeiras de crianças, pode até ingerir ainda mais líquidos ou alimentos ricos em água.
 
Cremes hidratantes, como escolher?
Os cremes hidratantes que estimulam o fator de hidratação natural da pele são bem procurados por manterem o corpo hidratado por mais tempo. As manteigas de karitê, tucumã, cupuaçu, maracujá, copaíba e açaí fazem uma boa cobertura cutânea. Ativos de uso tradicional, como óleo de amêndoas, oliva e semente de uva, linhaça dourada vitamina E, vitamina C, colágeno e elastina, também são eficazes para evitar que a pele sofra com desidratação. Além disso, prefira sempre os produtos sem fragrância fortes, pois causam mais irritações na pele.
 
Há alguma outra forma de hidratar a pele além dos cremes?
Hoje existem as águas termais. Elas têm substâncias dessensibilizantes e calmantes e ajudam no micro processo inflamatório que a queimadura de Sol pode causar.
 
Depilação x verão: métodos, prós e contras:
 
Depilação a laser
É o método mais eficaz, seguro e definitivo para remoção dos pelos. Demanda algumas sessões e por isso deve ser feito com antecedência de alguns meses antes do verão. Não deve ser feito em pele bronzeada.
 
Depilação com cera
É um método prático, podendo optar pela quente (mais indicada para pernas) e a fria (para virilhas, axilas, braços e buço). A desvantagem é ter de deixar os pelos crescerem para retirá-los.
 
Quem tem pele sensível ou tendência para pêlos encravados deve optar pela lâmina ou cremes depilatórios. Neste último, é importante fazer um teste previo em uma pequena zona do corpo para averiguar a possibilidade de alergias, antes de uma aplicação mais generalizada.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »