12/05/2023 às 10h13min - Atualizada em 12/05/2023 às 10h13min

Mãe de adolescente agredido por PM em colégio estadual diz que policial tentou 'mata-leão': 'Eu poderia estar no IML chorando'

Vídeo mostra policial fora do horário de expediente agredindo adolescente de 15 anos. Segundo colégio, homem, que atua como caseiro na instituição, será desligado. PM e SEED repudiaram agressões.

Por Rafael Torquato, g1 PR e RPC
A mãe do adolescente de 15 anos que foi agredido por um policial militar de folga disse que o homem tentou dar um "mata-leão" no filho dela. As agressões foram dentro do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), na quarta (10).
De acordo com a mãe, que pediu para não ser identificada, a confusão entre o filho e o policial começou após uma bola cair na casa do homem, que também é caseiro na escola. Ela contou que após uma discussão entre os dois, o homem pulou o murou e deu socos e chutes no adolescente.
"Só que o meu filho não sabia que ele era o caseiro. Ele achou que era o vizinho. Ele nem imaginou que se tratava de um policial, de alguém que claro, não estava no momento fardado, mas ele nunca imaginou."
Segundo a Polícia Civil (PC-PR), um inquérito foi instaurado e o caso está sendo investigado na Delegacia do Adolescente. A Polícia Militar (PM-PR) e a Secretaria de Estado de Educação (SEED) lamentaram o ocorrido e repudiaram as agressões.
Em nota, o CEEP disse que o homem é "permissionário da escola" e que será solicitado o desligamento dele. Afirmou, também, que "reprova qualquer tipo de agressão e violência". Leia mais abaixo.
A identidade do PM não foi revelada.
Família e policial foram para delegacia
A mãe do rapaz disse que na delegacia, ainda na quarta (10), o homem pediu desculpas ao jovem.
Ela afirmou que a família desculpou o PM, mas que não compactua com o comportamento do profissional.
"Se ele como policial tem uma abordagem dessa, o que a gente espera? Como policial ele deveria estar preparado para tentar impedir que o menino seguisse com a discussão de uma outra forma [...] Eu poderia estar agora no IML [Instituto Médico-Legal] chorando."

O que diz a PM e a Secretaria de Educação

Em nota, a PM-PR disse que "não compactua com o desvio de conduta de seus integrantes e vai instaurar um procedimento administrativo para apurar todos os fatos".
A SEED também emitiu nota sobre o assunto e disse que "ainda nesta quinta-feira, a direção da escola encaminhará protocolo ao NRE solicitando abertura do processo de desligamento do permissionário".
"A SEED ressalta que repudia quaisquer tipos de agressão e/ou violência no ambiente escolar e empenha esforços para promover a segurança e integridade dos alunos, professores e colaboradores em toda a rede de ensino."
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »