04/01/2018 às 14h16min - Atualizada em 04/01/2018 às 14h16min

5 novas (e divertidas!) aulas fitness que vão chacoalhar seu #projetoverão

Afinal, suar o top é preciso, mas dá para se divertir no processo!

revistaglamour.globo.com
Para quem ainda está empenhada no #projetoverão, mas precisa de um incentivo, ou curte fazer exercícios, mas fica entediada e quer experimentar modalidades diferentes, nós temos a solução. Testamos – de verdade, ao vivo e em cores – essas cinco aulas inovadoras abaixo para ajuda-la a manter o pique, a saúde e a boa forma em dia. Vem ver!
 

projeto verão (Foto: Reprodução)

projeto verão (Foto: Reprodução)


Olha a nossa Nat Fuzaro aí (à direita), toda concentrada na aula de Surfitness! (Foto: Reprodução)
 
1. Surfitness, na Les Cinq Gym
A academia, por si só, já é bem diferentona e instagramável – o que, vamos combinar, já dá a vontade de treinar. A nova aula é realizada no piso inferior, cujas paredes têm neons coloridos e a espaçosa sala é toda climatizada. A ideia é que surfistas ou aspirantes do esporte possam desenvolver força e resistência muscular, melhorar o condicionamento, trabalhar a coordenação motora e melhorar o equilíbrio. Para isso, o professor de Educação Física e surfista Gui San (um gato, por sinal!) uniu exercícios educacionais de funcional ao esquema circuitado, de modo que, quanto mais o aluno se entregar e fizer com vontade os movimentos (leia-se mais rápido), mais ele queimará e evoluirá. Para os iniciantes, a Surfitness Board (uma prancha montada sobre molas e fixa no chão, mas instável o bastante para treinar o equilíbrio) pode ser regulada para um estágio mais estável, já os avançados podem deixa-la bem solta. “Achei super divertida! No começo, fiquei preocupada em não cair da prancha, mas conforme a aula evoluía, ganhei segurança e acelerei no circuito. Saí pingando e animada para aprender a surfar no mar”, conta nossa editora Nathalia Fuzaro.
 

projeto verão (Foto: Reprodução)

projeto verão (Foto: Reprodução)


A Acrobatic Training mais parece uma aula de circo do que de ginástica (Foto: Reprodução)
 
2. Acrobatic Training e Ninja Workout, na Bodytech Barra Vogue Square
A novíssima unidade da rede fica no Rio e tem ares de academia conceito. Além de não ter paredes, há aparelhos para T-O-D-O-S os tipos de atividades. Mesmo: de estúdio de crossfit a bicicletas de verdade conectadas a um aplicativo (para delírio dos ciclistas), passando por ringue de boxe e estrutura de circo. É nessa última, aliás, que acontece a Acrobatic Training, um misto de parkour, trampolim e tecidos que mexe com o corpo todo enquanto entretém de forma lúdica. Já a Ninja Workout rola logo ao lado e propõe que o aluno passe por vários obstáculos, unindo habilidades de modalidades como ginástica, boxe, escalada etc., daí o nome. “Apesar de rápidas, as aulas são bem puxadas, viu? Descansava entre uma gargalhada e outra, porque confesso que me senti uma criança brincando de gincana”, diverte-se a Nat.
 

projeto verão (Foto: Reprodução)

projeto verão (Foto: Reprodução)


Na Race Bootcamp, a cromaterapia vermelha tem papel fundamental: aceleraaa! (Foto: Reprodução)
 
3. Race Bootcamp, na Bio Ritmo
Nossa repórter de beleza, Camila Sawamura, já avisa: “a aula hit da vez é para os fortes e quem gosta de treinos desafiadores vai tirar de letra”. Explicamos: o Race Bootcamp une tiros de corrida na esteira (recomenda-se 9 km/h como velocidade mínima) a séries de 5 minutos mesclando exercícios funcionais e musculação. É um circuito dinâmico de 45 minutos com fôlego a mil, frequência cardíaca e gasto calórico lá cima, tudo isso numa sala, que mais parece uma balada, com música alta e luz vermelha – de acordo com a cromaterapia, a cor aumenta a pressão e ativa a circulação sanguínea. Ah, e o professor também solta frases motivacionais. “Me entreguei e senti estimulada a quebrar os limites do meu corpo. O coração estava na boca, mas sabia que se colocasse aquela vontade extra conseguiria acelerar o pace e aumentar a carga. Saí de lá exausta, mas com a sensação de dever cumprido”, fala Camila. Recomenda-se treinar até três vezes por semana.
 

projeto verão (Foto: Reprodução)

projeto verão (Foto: Reprodução)


Uma delícia descomprimir as vértebras da coluna nessa aula de ioga com kurunthas (Foto: Reprodução)
 
4. Ioga nas cordas, no Jiwa
Para as mais zen, uma aula diferentona de ioga. O Jiwa é um charmoso estúdio butique que oferece aulas de Pilates, funcional e ioga em uma espécie de refúgio inspirado em Bali. Na sala de ioga, por exemplo, há um jardim de inverno e cromoterapia, que, junto com o som de mantra, relaxam deliciosamente. A kuruntha é uma corda (nome em sânscrito) fixada na parede que ajuda na execução das asanas (posturas), proporcionando mais alongamento, flexibilidade e desbloqueio das articulações, além de desenvolver consciência corporal. “A aula é bem fluida e as posturas foram acontecendo gradativamente, da mais simples para a mais complicada, conforme confiávamos na corda. Cheguei a ficar completamente suspensa e de ponta-cabeça, o que foi delicioso porque senti descomprimir bem as vértebras da coluna toda”, lembra Nat – nossa triatleta e entusiasta para all things sport (reparou, né?).
 

projeto verão (Foto: Reprodução)

projeto verão (Foto: Reprodução)


Nossa Gigi toda concentrada - e contraída - na aula de XBody (Foto: Reprodução)
 
5. XBody, na Cia Athletica
Apenas 20 minutos de treino, duas vezes por semana. Com essa proposta tentadora, o XBody começou a se espalhar pelo Brasil em 2017 e, agora, chega à rede de academias Cia Athletica. É que, até então, o treino estava restrito a estúdios ou academias-butique, já que a implantação da tecnologia, vinda da Alemanha, demanda um alto investimento. Podemos dizer, assim, que se trata de uma musculação high-tech capaz de provocar sensações surreais. A premissa é a de que os 20 minutos recomendados equivalem a 1h30 de treino convencional, graças ao estímulos elétricos gerados sobre diferentes músculos. Funciona assim: o aluno veste uma roupa específica e um colete de neoprene cheio de eletrodos, cujas intensidades são controladas durante o treinamento pelo professor, variando a cada exercício. Agachamento? Bora aumentar o “choque” no bumbum e nos quadríceps. Abdominal? Quem sente o formigamento bombando é a barriga, oras. E assim por diante. “Falando assim parece fácil, mas a sensação é mesmo surreal e incômoda até que se acostume a ela. Pense num formigamento forte, em pontadas, choques mesmo... Não é raro ouvir alunos soltando gritinhos durante a aula dependendo do estímulo – e fazendo cara de sofrimento também”, conta Giovana Romani, editora sênior da Glamour. A “tortura”, porém, dura pouco. Dá para aguentar numa boa e a injeção de adrenalina é imediata.  Quem faz com frequência (Usain Bolt, Claudia Raia, Izabel Goulart...) garante que os resultados aparecem tão rápido quanto a duração do treino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »