27/11/2017 às 13h49min - Atualizada em 03/01/2018 às 12h57min

O que fazer quando o IPVA está atrasado

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras contas do ano e costuma preocupar os motoristas. Para muitos, o não pagamento está diretamente ligado à apreensão do veículo. Na verdade, a apreensão pode ocorrer se, durante uma blitz, o motorista não portar o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), que só é emitido quando o IPVA é pago.  Além de ficar sem o veículo, o proprietário ainda é penalizado com sete pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 293,47.

 

Pagamento

Quando o IPVA está dentro do prazo, ele pode ser pago à vista com desconto ou em até três vezes. Porém, com o IPVA atrasado, é diferente, e o pagamento deve ser pago integralmente somado aos juros. A multa pelo atraso chega a 20% do valor original e os juros são de 1% a cada mês.

Para fazer o pagamento do IPVA atrasado, é necessário acessar a Secretaria da Fazenda para procurar a guia do imposto. O site calcula automaticamente o novo valor a ser pago. No site da SEFAZ, também é possível verificar a lista de bancos onde é possível fazer o pagamento, que poderá ser feito pelo internet banking ou presencialmente.

 

Apreensão e nome negativado

Caso o carro seja apreendido antes do pagamento do IPVA, será emitida multa e o veículo só será liberado quando os débitos forem quitados. Porém, advogados alertam que a apreensão não pode ser feita apenas pelo não pagamento desse imposto, por isso, é importante buscar uma consultoria especializada.

Por outro lado, se o nome do proprietário for negativado, o valor do débito poderá aumentar significativamente, pois há aumento da multa e despesas judiciais. Nesse caso, sim, é possível perder o veículo. Além disso, quem tem o nome negativado, não consegue obter crédito no mercado nem fazer financiamentos.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »