27/11/2017 às 13h53min - Atualizada em 03/01/2018 às 12h57min

Alimentos termogênicos: conheça o poder deles em sua dieta

Com a chegada do verão e as festas de final de ano, muitas pessoas buscam por dietas milagrosas e fazem sua matrícula nas academias de ginástica. No entanto, para chegar ao seu objetivo – principalmente, quando o tempo é curto –, é necessário aliar uma dieta mais saudável a um estilo de vida com atividades físicas.

 

Entre os alimentos que podem acelerar seu metabolismo – e, assim, deixar a perda de calorias ainda mais rápida –, estão os termogênicos. Alguns dos mais conhecidos, o óleo de coco, o gengibre, a canela e uma grande quantidade de chás, já são muito buscados por quem deseja uma dieta mais balanceada e própria para a perda de peso.

 

Esse tipo de alimento pode ser facilmente incorporado à alimentação da maioria das pessoas sem grandes restrições. Eles garantem diferentes benefícios ao organismo ao mesmo tempo que auxiliam na redução do peso.

 

Conheça algumas alternativas de alimentos termogênicos e, caso você esteja pensando em basear sua dieta nesses alimentos, não deixe de consultar um nutricionista, que irá indicar quais são as melhores opções para a sua alimentação.

 

Chá verde: com diversos compostos bioativos, ele traz vários benefícios ao corpo humano através de suas ações antioxidante, anti-inflamatória e também termogênica. Com os polifenóis em sua composição, ele ajuda na redução da absorção de gordura, enviando sinais de saciedade ao cérebro. É indicado que o consumo, no entanto, seja feito em períodos afastados das principais refeições, como o almoço e o jantar.

 

Café: uma outra bebida comum e simples de aliar à sua dieta, o café com cafeína tem efeito estimulante, ajudando também a melhorar a sua disposição para praticar atividades físicas. Entretanto, é muito importante que o consumo seja moderado, principalmente por pessoas que tenham problemas cardíacos ou outros relacionados à pressão.

 

Óleo de coco: apesar de nenhum estudo ter comprovado os benefícios deste alimento, ele costuma ser indicado por diversas pessoas que já passaram por alguma dieta incluindo essa substância. Porém, recentemente, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontou que o óleo de coco tem uma alta quantidade de gorduras saturadas, podendo estimular o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Gengibre, canela e pimenta: estes alimentos estão relacionados ao aumento da temperatura corporal depois de um tempo de sua ingestão. Isso ajuda a acelerar o metabolismo, garantindo o seu efeito termogênico.

 

Chá de hibisco: este é mais um dos alimentos que são normalmente oferecidos como agentes termogênicos, no entanto, ele não apresenta um funcionamento desse gênero. O que acontece é que, devido ao seu alto poder diurético, ele diminui a retenção de líquidos no organismo. Isso diminui a sensação de inchaço, além de ter compostos antioxidantes que auxiliam a combater o envelhecimento precoce.


Suplementos termogênicos: para quem não se interessa pelos alimentos naturais, um suplemento alimentar pode ser de alta eficácia. O termogênico garante que você consuma a quantidade ideal de substâncias que estimulam o seu metabolismo a trabalhar com maior velocidade e, assim, alcançar os resultados esperados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »