19/12/2017 às 11h00min - Atualizada em 19/12/2017 às 11h00min

Torta de chocolate com sorvete

Sobremesa é opção saborosa para as festas de fim de ano

casavogue.globo.com
Difícil resistir à torta mamut, do Ginger Mamut Bistrô, em Copacabana. Feita com chocolate, pão de ló e sorvete, a sobremesa é uma opção saborosa para as festas de fim de ano. Aprenda a preparar o doce a seguir.
 
Ingredientes
2 potes de 1,5 l de sorvete (recomendamos coco com manga, mas pode escolher o que preferir)
 
Para o pão de ló
3 ovos
3 colheres de sopa de farinha de trigo já peneirada
3 colheres de sopa de açúcar já peneirado
 
Para a calda
200 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite fresco
50 g de manteiga
 
Modo de preparo
Para o pão de ló
Passe os ovos em uma peneira e comece a bater com o auxílio de uma batedeira, em velocidade máxima. Quando ficar com uma cor amarelo clara acrescente o açúcar aos poucos em velocidade máxima, até dobrar de tamanho e virar um creme branco. Acrescente a farinha de trigo e bata bem. Disponha de 3 assadeiras retangulares e unte bem com manteiga e farinha. Divida a massa nessas 3 assadeiras e leve ao forno a 150º C, por mais ou menos 10 minutos ou até a massa assar e dourar (faça o teste do palito: se sair seco, está pronto). Espere esfriar e pode desenformar.
 
Para a calda de chocolate
Coloque em uma panela o creme de leite e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Retire do fogo e acrescente o chocolate já picado e mexa até derreter (ele vai derreter com o calor). Acrescente a manteiga e misture até ficar uma calda homogênea e reserve.
 
Montagem
Retire o sorvete e deixe à temperatura ambiente. Em uma assadeira do tamanho da que assou o bolo, coloque o filme plástico, cobrindo por inteiro o fundo. Comece a montar a sobremesa em camadas: pão de ló, sorvete, pão de ló, sorvete e, por último, pão de ló. Cubra com filme plástico e leve ao congelador por 3 horas. Corte no formato quadrado. Sirva com a calda quente. O chocolate para a calda, pode ser amargo, meio amargo ou ao leite (recomendamos o meio amargo).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »