29/11/2017 às 15h52min - Atualizada em 29/11/2017 às 15h52min

Conhece a origem da Árvore de Natal?

Não há como negar: esta é a principal peça da decoração de Natal em todo o mundo. E, apesar da primeira foto de árvore de Natal ter sido feita apenas em 1846, boas e antigas histórias indicam que seu aparecimento pode ter acontecido antes mesmo de Cristo. Será?!

revistacasaejardim.globo.com - Marina Paschoal
É tradição universal: quando o final do ano começa a se aproximar, casas recebem adornos e decoração natalina. Mesmo as mais tímidas têm, no mínimo, a árvore com enfeites e luzes coloridas. E convenhamos, mesmo que seja pequeno, o pinheiro é a peça central da data. Mas você sabe de onde veio a árvore de Natal? Não? Então prepare-se, porque não existe apenas um registro e não se sabe ao certo qual a data exata de seu aparecimento, mas algumas boas histórias merecem ser citadas!
 
Uma delas é tão antiga que é datada antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. A lenda, segundo o portal Elle Decor, conta que as árvores e plantas que permaneciam verdes e saudáveis mesmo durante os invernos mais rigorosos tinham um significado especial. Por isso, as pessoas costumavam pendurar ramos verdes em suas portas e janelas para afastar maus espíritos e doenças – algo parecido com o que ainda fazemos com as guirlandas.
 
Andando um pouquinho na história, os antigos romanos também usavam ramos e galhos para a decoração do festival dedicado a Saturno, que acreditavam ser o deus da agricultura e atrair fartura nas plantações.
 
Outra versão acredita que o alemão Martinho Lutero, monge protestante do século XVI, foi quem deu início à decoração de pinheiros com luzes dentro de casa, como estamos acostumados atualmente. Dizem que, em uma noite de inverno, enquanto ele caminhava, viu estrelas brilhando entre as árvores e relacionou com a presença de Jesus. Em casa, resolveu reproduzir a cena e usou velas em um pinheiro. Além disso, os primeiros registros de árvore de Natal na América foi na Pensilvânia, que é uma colônia alemã.
 

Arvore-natal-família-real-1846 (Foto: Reprodução)

Arvore-natal-família-real-1846 (Foto: Reprodução)


Família real com a árvore de Natal. Rainha Victoria, o príncipe Albert, seus filhos e sua a mãe. Retrato do Illustrated London News (Foto Reprodução)
 
Apesar de todas essas versões, a história que mais  popularizou o adorno aconteceu em 1846, na Grã-Bretanha. Uma imagem da família real, com a influente Rainha Victoria, e o príncipe alemão, Albert, foi publicada no Illustrated London News e viralizou tanto por lá, quanto nos Estados Unidos também.
 
Apesar disso, os pisca-piscas coloridos só deram o ar da graça em 1917. Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas. Este foi o início da empresa NOMA Electric Company, a maior empresa fabricante de luzes de Natal há anos.
 
Por fim, em 1931, uma enorme árvore iluminada foi colocada no Rockefeller Center, em Nova York, e deu início à tradição na cidade, que logo se espalhou para o mundo inteiro.
 

árvore-Natal-Rockefeller-Plaza-1934 (Foto: Reprodução)

árvore-Natal-Rockefeller-Plaza-1934 (Foto: Reprodução)


A árvore de Natal no Rockefeller Plaza, em Nova York, em dezembro de 1934 (Foto Reprodução)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »