23/11/2017 às 10h13min - Atualizada em 23/11/2017 às 10h13min

Incêndio que pode ser criminoso destruiu a Casa da Cultura em Arapoti

David Batista
Desfecho de uma tragédia que já estava previamente anunciada, aconteceu na noite de terça-feira (21), com um incêndio destruiu a Casa da Cultura em Arapoti. A estrutura de madeira, onde funcionou uma estação ferroviária, marco histórico da criação do município, é de 1912 e estava interditada havia três anos por causa de cupins. Por volta das 19h, o Corpo de Bombeiros Comunitário foi acionado, porém precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros do município de Jaguariaíva, que em vão combateram as chamas que destruiu por completo o prédio de madeira.
Vândalos e usuários de drogas que utilizavam o local, já haviam ateado fogo em vagões carregados com dormentes e de passageiros que estavam parados na antiga estação, estão na linha de investigação da polícia, tendo em vista que o sistema elétrico do prédio estava desativado.
 
Uma máquina de projeção de filmes da década de 40 foi consumida pelo fogo, possivelmente do cinema do que funcionava na Fábrica de Papel nas décadas de 50 e 60 . O restante do acervo guardado no local já havia sido retirado. A restauração da Casa da Cultura já havia sido solicitada ao Ministério da Cultura e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPAHN). O custo da reforma deve ficar próximo de R$ 1 milhão.
 
A secretária de Educação e Cultura, Rosi Rogenski Ferreira, afirmou já que solicitou a perícia e o laudo do corpo de bombeiros para apurar as causas do incêndio, “perdemos um importante   marco histórico da criação do nosso município. A estação de Cachoeirinha, nesta quarta-feira, infelizmente já é coisa do passado, o que deixa a comunidade arapotiense muito triste, é uma perda irreparável”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »