12/05/2022 às 14h41min - Atualizada em 12/05/2022 às 14h41min

Universidades estaduais do Paraná participam da 20ª Semana Nacional de Museus

São mais de 20 eventos gratuitos em cinco espaços das instituições de ensino, em Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava. Haverá exposições, oficinas, cursos e ações educativas nas áreas de ciências, artes e história, além de apresentações musicais e atividades para crianças e escolas

- AEN

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro) estão com uma programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus (SNM 2022), que será realizada de 16 a 22 de maio. São mais de 20 eventos gratuitos em cinco espaços das instituições de ensino, em quatro cidades do Interior, voltados a pessoas de diferentes idades. Confira a programação.

A iniciativa conta com o apoio da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), instituída no ano passado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Entre vários eventos, haverá exposições, oficinas, cursos e ações educativas nas áreas de ciências, artes e história, além de apresentações musicais e atividades para crianças e escolas. O intuito é que a programação dialogue com as ações de educação, pesquisa, inovação tecnológica, valorizando a preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural, presente nas universidades estaduais.

O assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Renê Wagner Ramos, destaca o papel educativo dos museus universitários na comunidade acadêmica e na sociedade. “Os museus universitários contribuem com o processo de disseminação da ciência e tecnologia, contemplando pesquisas científicas fundamentadas nos acervos. Com responsabilidade social e cultural, esses ambientes são vitrines das atividades científicas e da difusão do conhecimento, atraindo vários públicos”, afirma.

Em paralelo, a Remup vai promover, em Curitiba, um curso para profissionais de museus sobre identificação de autenticidade de obras de arte e objetos de herança cultural. O objetivo é qualificar agentes culturais, com foco em quadros técnicos especializados. O treinamento será no dia 17 de maio, em parceria com a Polícia Federal e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Centro de Ciências Forenses (CCF).

NACIONAL  A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro. O objetivo é mobilizar os museus de todo o País em torno de um mesmo tema. A SNM 2022 apresenta o tema O Poder dos Museus, e tem o apoio da Secretaria Especial da Cultura, no âmbito do Ministério do Turismo.

REMUP – Formalizada pela Portaria 168/2021, a Remup é resultado de uma articulação estratégica entre a Seti e as universidades estaduais, com foco na promoção dos espaços museológicos vinculados às instituições de ensino superior. O Programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão Cultural, lançado em dezembro de 2021, representa uma das primeiras ações da rede.

Envolvendo recursos da ordem de R$ 1,1 milhão, essa Restec selecionou 32 profissionais recém-formados nos cursos de graduação em Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação, Design Gráfico, Direito, História, Geografia, Museologia, Pedagogia, Produção Cultural e Serviço Social. Os residentes atuam nos espaços museais das universidades, além da Seti, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Secc) e da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Serviço:

20ª Semana Nacional de Museus

Data: 16 a 22 de maio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »