17/11/2017 às 09h27min - Atualizada em 17/11/2017 às 09h27min

Uso excessivo do celular pode aumentar "papada" e rugas do pescoço

Se você entrou na câmera do smartphone quando estava no modo selfie e se assustou com o segundo queixo, essa é a sua matéria

revistaglamour.globo.com - Isabela Serafim
Não foi só a nossa vida social que mudou com os aparelhos eletrônicos. O uso excessivo de alguns deles pode ser prejudicial à saúde e ao nosso visual. Epa! Mas como assim? Sabe aquelas marcas horizontais no pescoço e o "segundo queixo" – a famosa "papada"? Eles podem aumentar em quem fica o tempo todo mexendo no celular. Entenda abaixo!
 
A cirurgiã plástica Ingrid Luckmann, de Florianópolos, explica que passar horas com o telefone nas mãos pode acelerar o processo de envelhecimento de uma região do pescoço. "A inclinação frequente da cabeça para baixo para olhar o celular, tablet ou outro dispositivo, pode causar as chamadas rugas 'Tech Neck", diz. "Os movimentos musculares realizados a todo o instante em uma pele muito fina, pouco hidratada e praticamente sem glândulas sebáceas produzem inicialmente pequenas linhas, que com o passar do tempo vão se acentuando."⠀⠀⠀
 
OMG! E tem mais. "A gordura submentoniana, mais conhecida como “papada”, possui várias causas: genéticas, excedente de peso, flacidez ou pela própria estrutura facial e característica pessoal de acúmulo de gordura nessa área", conta a cirurgiã. "Ficar muito tempo com o rosto abaixado piora e acentua o problema que foi causado pelos fatores citados anteriormente. É, na verdade, um vício de posição."
 

Celular (Foto: Thinkstock)

Celular (Foto: Thinkstock)


(Foto: Thinkstock)
 
Ingrid Luckmann ainda entra em outras questões, como a luz emitida pelo LCD. "O contato prolongado e diário da pele desprotegida com a luz emitida pelo smartphone é tão ou mais prejudicial do que a própria exposição solar sem filtro. Pode ocorrer a formação de manchas e rugas provenientes da iluminação do aparelho."
 
TRATAMENTO
Se identificou? A médica conta que há como cuidar do problema. "As consequências do uso excessivo de celulares podem ser amenizadas com preenchimentos superficiais de Ácido Hialurônico ou através de um tratamento de estimulação de colágeno e hidratação profunda da pele chamado Skinbooster, que nada mais é do que a aplicação seriada de um Ácido Hialurônico menos denso na região", diz. "De qualquer forma, ficar com a cabeça reta enquanto usa os aparelhos, além de preservar a saúde das articulações, impede que a situação se agrave." Anotado?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »