10/11/2017 às 14h29min - Atualizada em 10/11/2017 às 14h29min

Anitta voa rumo ao estrelato internacional: “Medo eu não tenho”

revistaquem.globo.com - Fabiana Sato
abre (Foto:  )

abre (Foto: )



Para nossa capa digital em comemoração aos 17 anos de QUEM Acontece, escolhemos a garota do momento: Anitta. Foram meses de negociação para conseguir encaixar na agenda dela o ensaio que você confere aqui. Por telefone – afinal, é difícil acompanhar Anitta se você não tem seu próprio jatinho – a cantora conversou comigo. “Desculpe o atraso, estava em uma reunião e ela demorou mais do que eu esperava”, disse ao me ligar. Essa é uma parte da sua vida, aliás, que não aparece nos posts do Instagram. Anitta é cantora, mas também é uma mulher de (muitos) negócios. Quando não está no palco, se divide entre planejar e conduzir os rumos de sua carreira internacional e a vida pessoal. Se ela precisa colocar na agenda um tempinho pra curtir o namorado, Thiago Magalhães? “Não preciso (risos). É um comum acordo, se você está com vontade e a pessoa também... Depende da vontade dos dois”, garante, sem entrar em detalhes.
 
A meteórica carreira de Anitta já virou um case de sucesso que é assunto no meio publicitário e motivo de orgulho da cantora, que sabe que a voz está longe de ser seu principal trunfo. "A voz é um dos fatores, mas não é o mais importante. A mente é. Se você se perder no caminho, não adianta ter a voz mais incrível”, avalia. “Muitas vezes as pessoas olham superficialmente para carreira de alguém. 'Ai...se eu sou x, só posso fazer x'... Por mais que o meu trabalho seja conhecido como o de cantora, existe muito mais. Existe ter compromisso com as pessoas, responsabilidade, palavra, ética, honrar o que fala”, continua.
 
Os motivos do ‘fenômeno Anitta’ não são poucos nem tão simples de se elencar. Gostos musicais à parte – você pode amá-la ou detestá-la – é admirável o quão rápido e longe chegou a artista nascida e criada no Morro do Brinquedo, em Honório Gurgel, subúrbio carioca. “Sempre tive esse desejo, o sonho de ser artista. Mas daí a acontecer é uma coisa que eu não tinha como imaginar”, diz ela, que começou cantando no coral de igreja, onde ia todos os domingos. “Em Honório eu ia muito para igreja e pra festa dos amigos, dos vizinhos. Eu não tinha muito acesso a coisas que não fossem ali de perto”, relembra ela, que nunca se distanciou das suas raízes.
 
"Eu até olho pra trás, porque minha origem é humilde. Meu pai e minha mãe se orgulham muito, meu irmão também. Eles mudaram de vida por causa do meu trabalho e eu mudei de vida por conta do apoio e ajuda deles. Tento mantê-los perto de mim para manter o pé no chão”, diz ela, que hoje em dia leva seus amigos de Honório para as festas que dá em sua mansão na Barra da Tijuca: "Falo com toda a galera de Honório, eles vem pras minhas festas de aniversário, na minha casa. Não tem grupo no whatsapp por que lá eu só tenho de trabalho. Mas converso com eles sempre e os convido para as minhas celebrações".
 

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Dona do próprio nariz
Fazendo jus ao ditado que diz que ‘o olho do dono é o que engorda o gado’, Anitta se fez empresária dela mesma e está a par de tudo – absolutamente tudo – que envolve sua carreira. “Decidi tomar conta dos meus próprios passos. Tento fazer sempre da forma que amo, que eu sinta prazer e me sinta feliz. O que acontece na minha carreira é resultado de amor, dedicação. Sempre vou fazer algo em que acredito e não o que alguém me mandou e não tem a ver comigo”, avalia. “Sou eu quem dou os comandos, minha equipe cuida da agenda de acordo com o meu direcionamento. Depois que decido, tento apagar da minha memória. Senão fica muita coisa na minha cabeça”, explica.
 
Aos 24 anos, Anitta é responsável pelo emprego direto de 31 pessoas, entre banda, produção e balé, sem contar o time de publicidade, assessoria e gravadora que se dedica à cantora. Para o maquiador e amigo pessoal Renner Souza – quem acompanha o Instagram Stories dela sabe que os dois são unha e carne – o sucesso de Anitta está intimamente ligado à sua dedicação. “Ela costuma falar: ‘Quero que vocês sejam os melhores profissionais do mundo’. Anitta tem uma equipe que ela treina para ser a melhor, porque ninguém consegue fazer uma carreira dessas só. Ela é focada em tudo o que faz, e faz com amor. Ela realmente abdicou de muitas coisas da vida dela - de uma certa liberdade porque ela é uma menina jovem – pra realizar esse sonho”, diz.
 

Anitta (Foto: Eduardo Bravin)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin)


 
Parceria é a alma do negócio
Anitta estourou em todo o Brasil em 2013, ano em que se tornou a cantora mais buscada do Google. Em 4 anos (sim, apenas 4 anos) virou uma verdadeira fábrica de hits. “Tenho a sensação de ser muito mais tempo. Amadureci muito rápido e muita coisa aconteceu”, conta.
 
Marina Morena, sócia da Map, agência de negociações para publicidade e licenciamentos que presta consultoria para Anitta, exalta as qualidades da amiga que a levaram onde está hoje. “Eu a vejo como uma atleta pela determinação, pelo fôlego, persistência. Ela tem uma personalidade forte e tem um sexto sentido inacreditável”, avalia. “No começo fiquei em dúvida, nossa empresa fazia o papel inverso de atender o cliente e não o artista. A Amanda (Gomes, sócia) insistiu e falou: ‘Essa menina vai fazer sucesso!’”, relembra.
 

Anitta aspas (Foto:  )

Anitta aspas (Foto: )


 
Foi Marina quem apresentou Anitta a Giovanni Bianco, o diretor-criativo da Vogue Itália e um dos nomes mais importantes da moda internacional, queridinho de estrelas como Madonna e Gisele Bündchen. “Giovanni a conheceu em um jantar e adorou. As pessoas ficam encantadas como uma menina tão nova é tão focada e esperta”, diz Marina.
 
“Ela tem todos os elementos para se tornar uma grande estrela da música pop internacional, se conseguir administrar as ansiedades naturais de uma menina de 24 anos. Ela tem uma estrela gigante e talento, além de armas potentes em sua mão: paciência e inteligência emocional, fatores fundamentais para ela continuar voando. Essa menina não veio ao mundo para brincar”, avalia Giovanni Bianco.
 
Na época, Anitta se preparava para lançar o álbum Bang, e foi Bianco quem sugeriu a criação da música de mesmo nome, cujo clipe foi dirigido por ele e já soma 324 milhões de visualizações no Youtube.
 
“A gente não tinha grana para pagar o trabalho todo. Ela fez uma campanha de jeans e conseguiu o apoio de uma marca de cosméticos”, relembra Marina Morena sobre Bang. Desde então, Anitta tem se valido também da parceria com as marcas para diminuir os custos das megaproduções. Sobre dinheiro, no entanto, ela é reticente. “Trabalho pensando em me realizar mais do que em fazer dinheiro. Tento fazer com que eu consiga manter os investimentos da minha carreira do jeito que eu sonho. Beleza, estrutura, qualidade... tudo isso precisa ter investimento. O que faço é trabalhar todos os lados e faço com que um sustente o outro”.
 

Anitta aspas (Foto:  )

Anitta aspas (Foto: )


 
Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Respeito se conquista
Depois de Bang, um turning point em sua carreira, Anitta fez das parcerias musicais outro trunfo. Com isso, ela conseguiu levar seu nome além do funk, para fãs de sertanejo, pop internacional e até música eletrônica - uma mistura ousada, que poderia ter dado muito errado. Não deu.
 
Entre os parceiros musicais estão o astro latino Maluma, a rapper Iggy Azalea, Wesley Safadão e Projota. Loka, de Simone e Simaria com Anitta, já soma 483 milhões de visualizações: “Anitta é uma pessoa iluminada, por quem temos um carinho gigante. É sempre uma festa quando nos encontramos”, elogia Simone. “Ela é uma pessoa iluminada, inteligentíssima, que temos um carinho gigante”, emenda Simaria.
 
Amigo inseparável - dos passeios de barco ao cineminha em casa, Nego do Borel também é parceiro dela no sucesso Você Partiu Meu Coração, com Safadão, que tem 277 milhões de visualizações e ganhou versão em espanhol gravada por Maluma. "Anitta é a irmã que a vida me deu, por ela faço tudo que for preciso. Ela canta muito, é focada, inteligente, gata, gente boa e faz questão de acompanhar cada detalhe do seu trabalho de perto", derrete-se.


Anitta aspas (Foto:  )

Anitta aspas (Foto: )


 
O respeito vem ainda de nomes consagrados na música popular brasileira. "Gosto de Anitta desde que a ouvi num ensaio do Prêmio Multishow. Ela tem tanto talento que seu sucesso aqui ou em qualquer lugar é a coisa mais natural do mundo", elogia Caetano Veloso, que dividiu com ela e Gilberto Gil a oportunidade única de cantar na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, para o Maracanã lotado.
 
A moda também faz parte de suas conquistas. Anitta virou queridinha de grifes internacionais, estilistas e revistas, algo impensável para uma funkeira alguns anos atrás. “O primeiro passo é muito difícil. Entrar num terreno que já está capinado e correr por ele é muito mais fácil do que ter que capinar tudo”, avalia ela. “Quando eu lembro de todas as barreiras que tive que enfrentar para abrir as portas, acabo me sentindo mais orgulhosa ainda, procurando forças para conseguir mais coisas. Na fase em que comecei não existia nada do tipo acontecendo, a galera não acreditava muito, duvidava. É mais difícil, mas depois é mais prazeroso lembrar da estrada toda e de como foi galgar esse lugar”, diz, cheia de orgulho.
 
Para se ter uma dimensão do império musical que ela vem construindo, alguns números: O clipe de Sua Cara, em parceria com Pabllo Vittar e Major Lazer, alcançou 20 milhões de views em 24h e é o terceiro mais visto do Youtube em 1 dia. Paradinha está na lista dos vídeos em alta nos Estados Unidos.
 

Anitta (Foto: Eduardo Bravin)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin)


 
Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Checkmate
Para quem ainda não é fã, Anitta tem dado seu ultimato: o projeto Checkmate, em que ela se propôs a lançar um vídeo todo mês. “Esse projeto me apresenta para pessoas que não me conhecem. O grande desafio é conseguir ir aos poucos, sem muita ousadia, pra conseguir trilhar um caminho seguro, mas ao mesmo tempo manter o que tenho”, explica ela.
 
“Ela já pensava em fazer algo que impactasse o mercado brasileiro em qualidade e quantidade de clipes. Fomos afinando e chegamos ao Checkmate, que todos aguardam mensalmente, com giros pelo Brasil, peças de xadrez em capitais e eventos com marcas e imprensa. O projeto é audacioso e conta com uma estrutura incrível. Anitta é tudo isso que a gente vê: pioneira, original, genial e muito talentosa”, conta Paulo Pimenta, assessor de imprensa da cantora.
 
Com Checkmate, Anitta já lançou Will I See You, uma balada romântica que é também flerte musical com Poo Bear, produtor de Justin Bieber, e Is That For Me, feat. com o DJ Alesso que envereda pela música eletrônica. Depois de nosso bate-papo, Anitta voou para Nova York para sua nova aposta: Downtown, parceria em espanhol com o colombiano J.Balvin – sucesso mundial com o reaggeton Mi Gente.
 
O projeto faz parte de uma estratégia ambiciosa de Anitta na construção de sua carreira e é inédita no mercado fonográfico brasileiro – podendo ser comparada ao marketing de grandes estrelas pop, como Taylor Swift e Katy Perry que, aliás, já espalhou globos espelhados pelo mundo em uma ação semelhante às peças de xadrez pelo Brasil.
 
“Tenho o sonho da carreira internacional, mas preciso fazer isso de maneira inteligente para não perder meu público no Brasil, ao mesmo tempo que começo a construir lá fora. É uma coisa que não vai ser rápida, assim como não foi no meu país. É mais difícil ainda porque ninguém fez isso ainda antes. É começar do zero”, explica. Com isso, Anitta renova, mês a mês, o interesse do público por sua carreira, despertando também o interesse de quem é apenas curioso (ou hater).
 

Recordes de Anitta (Foto:  )

Recordes de Anitta (Foto: )


 
Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Assumindo riscos
Apesar de investir suas fichas na carreira internacional, Anitta diz não se sentir pressionada a se tornar essa grande estrela pop tipo exportação que há anos o mercado brasileiro tenta impulsionar. “Fico muito feliz em ver a torcida das pessoas e em ver que elas acreditam que eu possa acontecer lá, mas tento não me sentir pressionada e informar ao público que essa não é uma tarefa fácil. Se fosse, teríamos outros casos e não temos. Tento dizer para galera que pode não se concretizar e não tem problema nenhum. A gente não tem que deixar de fazer por medo de fracassar. Fracasso pode ocorrer, eu não estou imune a ele. Se não der certo, vou ter a convicção de que fiz tudo da melhor maneira possível. Fiz tudo pra que acontecesse”.
 
Para quem já chegou tão longe, colocar o pé no freio não é uma opção. “Se a gente tiver medo, a gente não faz. Tenho a consciência da possibilidade. Tenho consciência de que é possível tanto o sucesso quanto o fracasso. Você vai em frente e a vida não acaba. Morei em Honório, tinha minha vida lá e era super feliz. Tenho minha carreira no Brasil e sou super feliz. Posso crescer e ser feliz, posso não crescer... Mas medo eu não tenho”.
 

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/Ed.Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/Ed.Globo)


 
Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)

Anitta (Foto: Eduardo Bravin/ Ed. Globo)


 
Reportagem: Fabiana Sato
Fotos: Eduardo Bravin
Arte: Gabriel Miranda
Agradecimentos: Paulo Pimenta e Paula Lavigne

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »