11/02/2022 às 10h45min - Atualizada em 11/02/2022 às 10h45min

​Secretária de Educação de Siqueira Campos fala sobre desafios e melhorias na área

Isa Machado
Ilustrativa
Muitos são os desafios a serem enfrentados na área da educação em todo o país, porém alguns municípios conseguem driblar as dificuldades e manter uma educação de qualidade e acessível a todos. 
Nesta semana o JCN entrevistou a Secretária de Educação de Siqueira Campos, Elaine Sibeli Paiva, que explanou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria. Abaixo você confere a entrevista na íntegra. 
 
JCN - Cerca de quantos alunos utilizam o transporte escolar?  
Sibeli -  No ano de 2022 o número de alunos que utilizam o transporte escolar é de  1400 alunos, sendo esses distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio
.  
 JCN -  Quantos ônibus há para o transporte? É suficiente para atender a demanda?  
Sibeli - Atualmente o município utiliza 06 ônibus de frota própria e 21 ônibus de frota terceirizada, porém com as mudanças do Novo Ensino Médio, talvez tenhamos que realizar termos aditivos para poder atender toda essa mudança. No ano de 2021, realizamos o cadastro de 10 ônibus no PAR 4 (PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS), estamos na expectativa de que o nosso município seja contemplado com alguns ônibus, melhorando assim o atendimento aos nossos queridos alunos.    

 JCN -  O vice-prefeito Paulão disse que a Secretaria de Educação que os alunos com dificuldade na aprendizagem terão apoio? Que tipo de apoio e como funcionará?  
Sibeli - Os alunos com dificuldades de aprendizagem terão um acompanhamento muito bom durante 2022. Algumas medidas já foram adotadas para sanar as dificuldades de aprendizagem, principalmente se considerarmos o ensino remoto devido à Pandemia. Nesse ano teremos duas professoras regentes no 2º, 3º e 4º. Ano, a fim de melhor acompanhar os alunos. As escolas irão ofertar atendimento em Classe Especial e Sala de Recursos Multifuncional para alunos devidamente avaliados. Uma escola irá ofertar a sala de Apoio. Na secretaria contamos com uma psicóloga e uma psicopedagoga que irá fazer as avaliações psicoeducacional dos alunos com maior comprometimento, para assim fazer os devidos encaminhamentos.  A secretaria de saúde ofertará o atendimento médico aos alunos que necessitarem. 
 
JCN -  As escolas municipais se encontram com necessidade de manutenção na infraestrutura, tem alguma escola que esteja recebendo algum tipo de reparo?  
Sibeli - No momento estamos com a escola América, onde estão sendo concluída três salas de aulas.  A reforma do telhado na Escola José Afonso. Cobertura de quadra escolar na escola Arthur. Ana Montanha já está com o material certo para a construção de uma sala. Temos escolas cadastradas no PAR. Previsão de reformas e construções para melhor atender nossos alunos tanto em escolas como CMEIs.  
 
 JCN -  Como estão as medidas contra Covid nas escolas? Você concorda que todos os alunos sejam vacinados?  
Sibeli - As escolas seguem seus protocolos de combate e prevenção à COVID-19 baseado nas orientações recebidas via SEED. Já foram repassadas aos professores e funcionários todas as medidas de segurança, bem como às famílias. . 
Em minha opinião a vacina para as crianças depende exclusivamente da decisão da família. Não compete no momento, a uma decisão do município. 
 
 JCN -  Quais são as metas para a Educação neste ano?  
Sibeli - Diminuir os prejuízos pedagógicos decorrentes dos quase dois anos de ensino remoto. 
Melhorar a infra-estrutura, construindo mais salas de aula. 
Reforçar o atendimento pedagógico dos alunos. 
Reduzir as dificuldades de aprendizagem. 
Fazer um trabalho intensivo no processo ensino-aprendizagem. 
 
JCN -  O ano de 2021 fechou com bons resultados?  
Sibeli - Apesar da Pandemia, só temos a agradecer a Deus pelo ano de 2021. Enfrentamos inúmeros problemas, burocracias, mas ainda assim a educação conseguiu concluir toda a parte a qual lhe cabe as competências. Não foi um trabalho fácil, sabemos que esse ano também não será, mas com a ajuda e nossos profissionais de educação, contando sempre com o apoio da Administração Pública Municipal,   conseguiremos manter firmes no propósito de ofertaruma educação de qualidade a todos os nossos alunos. 
  
Agradecemos pelo espaço concedido à Secretaria de Educação. Colocamos-nos à disposição para informações necessárias sobre o ensino público municipal.   
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »