07/02/2022 às 10h10min - Atualizada em 07/02/2022 às 10h10min

Vice-prefeito de Siqueira Campos fala sobre melhorias na área da Educação

Isa Machado
DIVULGAÇÃO
No decorrer do ano passado a Secretaria Municipal de Educação de Siqueira Campos,desempenhou um grande trabalho na área, vários foram os projetos desenvolvidos. 
O vice-prefeito Paulo Cesar Leite dos Santos, Paulão, disse que este ano haverá um trabalho intenso na área Pedagógica, priorizando a aprendizagem, no objetivo se suprir a defasagem pedagógica enfrentada pelos alunos. Abaixo você confere a entrevista na íntegra. 
JCN -  Quais foram os projetos contemplados?
Paulão  - Foram os projetos:
_ Agrinho
_ OBA (Olimpíadas Brasileira deAstronomia)
_MPT na escola: Projeto Resgate a Infância 
_ JEEP
_ Formação pela Escola
_ Temo de Aprender
_ Educa Juntos
_ Seguir os demais projetos que surgirem durante o ano.  

JCN - Você concorda que as escolas municipais necessitam de estrutura?
Paulão - As escolas municipais tiveram uma adequação boa, receberam muitos materiais e algumas reformas, mas ainda precisamos aumentar o espaço físico e até mesmo construir uma escola, a fim de melhor redistribuir as turmas. 
 A construção já está cadastrada no sistema e tem tudo para dar certo.

JCN -  Como está funcionando o transporte escolar? Os veículos atendem a demanda?
Paulão - O transporte escolar do nosso município conta com 27 linhas de ônibus para atender nossa demanda, sendo essa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, perfazendo mais de 60 rotas. O município utiliza 06 ônibus de frota própria e 21 de frota terceirizada. No mês de novembro foi realizado a nova licitação para o transporte escolar, e com isso atualizamos as linhas e rotas, porém com as mudanças do Novo Ensino Médio, talvez tenhamos que realizar termos aditivos para poder atender toda essa mudança. No ano de 2021, realizamos o cadastro de 10 ônibus no PAR 4, estamos na expectative de que o nosso município seja contemplado com alguns ônibus, melhorando assim o atendimento aos nossos queridos alunos.

JCN -  Como você avalia as medidas de segurança contra o Covid nas escolas municipais?
Paulão -  As medidas de enfrentamento à COVID 19 são feitas seguindo os protocolos baseado na documentação legal. Todos os professores e funcionários receberam as informações necessárias para adotarem medidas sanitárias adequadas.  Sabemos que é vírus difícil, porém temos que prosseguir, não dá para mantermos os alunos em casa. Assim, contamos com o apoio de todos: família e escola para juntos enfrentarmos esse problema mundial.

JCN -  Os alunos com dificuldades na aprendizagem terão algum acompanhamento pelo Departamento de Saúde (psicóloga, psicopedagoga, psiquiatra, etc)?
Paulão - Os alunos com dificuldades de aprendizagem serão atendidos pela psicóloga e psicopedagoga da Secretaria de Educação, além de receberem o atendimento médico via Secretaria de Saúde. As escolas estarão bem preparadas para priorizar o pedagógico dessas crianças, com oferta de Classe Especial, Sala de Recursos multifuncional. Adotamos também a oferta e 2 professores regentes em determinadas turmas. A exceção de uma escola que optou pela oferta da Sala de Apoio.
Em relação à fonoaudióloga e outros profissionais, já tivemos reunião para que haja uma parceria da educação saúde para que haja a oferta aos alunos.

JCN -  Atualmente qual é o maior desafio para Educação?
Paulão -  Recursos humanos (afastamento de professores e demais problemas advindos dessa área).
Na área pedagógica, atender às defasagens pedagógicas apresentadas pelos alunos devido ao Ensino Remoto.
Seguir a burocracia e hierarquia: muitas decisões não dependem exclusivamente da secretaria de Educação e Administração Publica Municipal, mas sim de órgãos superiores.
Finalizando, a Secretaria de Educação juntamente com a Prefeitura Municipal não mediram esforços para adequar o sistema de ensino durante os anos de Pandemia e Ensino remoto. Foram dias difíceis, muitas pressões de pais, professores, legislação... enfim: perguntas sem respostas. Porém todas nossas ações levaram em conta o sujeito principal na educação: NOSSOS ALUNOS E A APRENDIZAGEM. Adotamos o ensino  remoto, tivemos problemas para lidar com a licitação do transporte escolar, recebemos críticas que não dependiam diretamente à nós, mas sim às exigências que devem ser seguidas diante de uma contratação, porém são detalhes que não são vistos. Mas graças a Deus conseguimos.
Na administração pública temos o dever de atender os anseios da população, mas temos que fazer tudo dentro da legalidade.
Esse ano de 2022 começamos muito motivados e comprometidos em concertar os erros e dar andamento, priorizando o bom atendimento aos nossos alunos e famílias.Nosso lema na educação será: COMPROMETIMENTO de todos em prol da aprendizagem, da qualidade na educação. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »