28/01/2022 às 11h28min - Atualizada em 28/01/2022 às 11h28min

Unicentro retoma aulas presenciais na segunda e apresenta regras do retorno

Os estudantes dos 41 cursos de graduação, 17 de mestrado e nove de doutorado retornam às atividades didático-pedagógicas em salas de aula e laboratórios na próxima segunda-feira (31)

- AEN

Os estudantes dos 41 cursos de graduação, 17 de mestrado e nove de doutorado ofertados pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e seus professores retornam às atividades didático-pedagógicas em salas de aula e laboratórios na próxima segunda-feira (31).

O retorno foi confirmado pela administração geral da instituição, que também regrou o retorno a partir da publicação de uma Instrução Normativa. O documento, que foi elaborado pelas Pró-reitorias de Recursos Humanos, de Ensino e de Pós-Graduação, tem como principal objetivo regular os procedimentos da comprovação da situação vacinal contra a Covid-19 pelos membros da comunidade acadêmica.

A Unicentro decidiu que apenas poderá frequentar os espaços da universidade quem apresentar o Certificado Nacional de Vacinação completo (duas doses) ou um teste semanal de PCR negativo para Covid-19. A entrega dessa documentação se dará de diferentes formas – os alunos de graduação encaminham pelo do sistema Moodle, os estudantes de pós seguem as instruções divulgadas pela Propesp (Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação), e os professores pelo SGU (Sistema de Gestão Universitária).

Inscrições para o Vestibular 2022 da Unicentro se encerram neste domingo

Só estão dispensados de apresentar o documento comprobatório de regularidade funcional os membros da comunidade universitária que não completaram o esquema vacinal por orientação médica. Nesse caso, é preciso apresentar um documento médico que ateste essa recomendação e o atestado será avaliado pelos profissionais do PAS (Programa de Assistência à Saúde) da Unicentro.

Também por medida de biossegurança e seguindo a lei estadual que torna obrigatório o uso de máscaras no Paraná, a utilização correta desse item será necessária. Quem não usar a máscara de forma adequada deve, inicialmente, ser orientado a corrigir a forma de utilização e, caso haja recusa, essa pessoa deve ser convidada a se retirar o ambiente.

UEM terá laboratório de pesquisa que poderá desenvolver vacinas contra Covid-19 e outras doenças

Para além da Instrução Normativa, os campi universitários também estão se preparando para o retorno presencial a partir da próxima segunda-feira. As salas de aula, por exemplo, serão higienizadas em três momentos ao longo do dia – às seis da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde. Esses espaços também serão organizados de modo a manter um distanciamento de um metro entre as carteiras e cadeiras. Totens de álcool 70% serão alocados nas entradas de cada um dos blocos.

Além disso, cada professor da universidade receberá um kit para levar para suas aulas, com um frasco de álcool em spray e papel toalha, ficando sob responsabilidade de cada docente a disponibilidade do álcool nas aulas por eles ministradas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »