27/01/2022 às 13h10min - Atualizada em 27/01/2022 às 13h09min

Museu do Futebol incentiva pesquisas do futebol feminino

Redação - jornalcn.com.br
Gazeta Esportiva
Divulgação

O Museu do Futebol vem se notabilizando como instituição de referência na pesquisa, preservação e difusão da memória do futebol feminino no Brasil e agora dá mais um passo no fomento com pesquisas relacionados ao tema. Está aberto um edital que selecionará dois jovens pesquisadores ou pesquisadoras do futebol feminino para receber bolsa mensal de R$ 1.680 por oito meses. Podem participar recém-graduados ou pós-graduandos de qualquer parte do Brasil. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

As inscrições vão até 18 de fevereiro e são feitas por e-mail, com o envio do formulário de inscrição e da documentação, incluindo uma carta de interesse e o link para seu Currículo Lattes. Serão aceitas candidaturas de quem se debruça sobre a história de atletas profissionais e amadoras, árbitras, técnicas, dirigentes, locutoras, jornalistas, dentre outras, que atuam ou atuaram na construção da modalidade no país. O edital com todas as regras está disponível em:  https://museudofutebol.org.br/edital-para-pesquisadores-e-pesquisadoras-do-futebol-de-mulheres.

Os resultados devem ser publicados em março. Como contrapartida às bolsas, os selecionados terão o compromisso de redigir artigos sobre a pesquisa, participar em congresso da área, colaborar com eventos do museu e utilizar as fontes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) em seus trabalhos.

O futebol de mulheres está em ascensão no Brasil, mas passou praticamente todo o século 20 invisibilizado. Em 1941, quando os times e ligas femininos começavam a se organizar, um decreto-lei proibiu a modalidade sob o argumento de que o esporte era “incompatível com a natureza feminina”. A proibição só caiu em 1979 e até hoje tem consequências sobre a forma desigual com que o futebol de mulheres é percebido em comparação com o futebol masculino. Desde 2015, o Museu do Futebol vem atuando sistematicamente para estimular a pesquisa e a visibilidade dessa história.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »