26/01/2022 às 16h36min - Atualizada em 26/01/2022 às 16h36min

Pedro Lupion apoia a isenção de imposto, para o produtor rural, na compra de caminhonetes

- Assessoria
A Comissão de Agricultura (CRA)  da Câmara dos Deputados aprovou a isenção, para produtores rurais pessoas físicas, do imposto sobre produtos industrializados (IPI) na aquisição de veículos de transporte de carga- caminhonetes.


O coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion (DEM) comemora a iniciativa em benefício do produtor rural.
 “A isenção do IPI vai, seguramente, incentivar quem tanto precisa de estímulo para trabalhar, ainda mais, pelo nosso agro, setor responsável por fomentar a economia nacional”, destacou.

Lupion enalteceu a iniciativa do projeto, PL 2.966/2019, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), que prevê imposto zero para veículos de fabricação nacional, com peso bruto total de até 3.500 quilogramas, adquiridos por produtores rurais.

“O campo tem sido a grande alavanca da nossa economia e toda ação que venha a apoiar o produtor rural brasileiro só vai contribuir para que os resultados e as conquistas na produção nacional sejam cada vez mais pujantes”, avaliou o deputado paranaense.


Segundo o portal de informações Compre Rural, dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio contribuiu com mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2017. O setor também é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações. O relator, senador Jayme Campos (DEM-MT), avaliou como acertada a proposta, “em razão de ser este veículo o mais apropriado para o trânsito em estradas vicinais”. — Trata-se de medida justa com o produtor rural que, na maioria das vezes, não dispõe de estradas asfaltadas como os motoristas de centros urbanos, e utiliza esse tipo veículo para o trabalho, ponderou o relator do PL.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »