24/01/2022 às 15h38min - Atualizada em 24/01/2022 às 15h38min

Embarcações da Marinha brasileira se despedem da Baía de Paranaguá com homenagens

Último dia de visitas oficiais foi marcado pela presença do Almirante de Esquadra de reserva, Arthur Pires Ramos, filho de ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

- AEN

Depois de quatro dias atracadas no Porto de Paranaguá, as embarcações da esquadra da Marinha Brasileira se despedem de águas paranaenses. A Fragata Independência (F-44) e o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) zarparam na manhã desta segunda-feira (24), de retorno para o Rio de Janeiro (RJ).

E a despedida foi em grande estilo. No último dia de visitas oficiais, domingo (23), a tripulação do A-140 recebeu o almirante de esquadra Arthur Pires Ramos, hoje na reserva.

“Essa foi uma visita muito especial. Pires Ramos é filho de Arthur Miranda Ramos, que foi superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, entre os anos de 1961 e 1968”, disse o atual diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Acompanhado da família, Pires Ramos agradeceu a oportunidade e se emocionou com as homenagens da Marinha, a bordo do Atlântico. “Eu fiquei muito feliz com essa oportunidade”, disse.

“Primeiro, pude encontrar, aqui, velhos companheiros. Isso já lava a alma”, destacou Ramos. “Segundo, fico feliz em encontrar uma Marinha cada vez melhor, mais pujante e empolgada. E terceiro, talvez o mais importante, foi a fidalguia que eu e minha família recebemos aqui, a bordo”.

Como explica o almirante, foi uma fidalguia que vem de “velhos tempos”, uma tradição naval. “Realmente estou muito feliz e satisfeito de ter vindo. Foi um momento inesquecível. Não sei se vou conseguir comparecer a mais algum evento da Marinha, cada dia está mais difícil, mas esse vai ficar marcado”, afirmou Ramos.

Graduado na Guarda-Marinha em 1971, Arthur Pires Ramos tornou-se almirante de Esquadra. em 2010. Condecorado com mais de 20 homenagens, entre ordem de mérito, medalhas e comendas recebidas ao longo da carreira, ao longo da atuação na MB Ramos foi comandante de dois navios da esquadra; capitão dos Portos de Santa Catarina; comandante da 1ª Divisão da Esquadra e do 5º Distrito Naval (RS).

O filho do ex-superintendente Arthur Miranda Ramos ainda foi diretor de Telecomunicações, de Pessoal Militar e diretor-geral de Material; e integrou diversas comissões da Marinha Brasileira.

FRAGATA – Já a bordo da Fragata Independência F-44, no último domingo (23), a Marinha recebeu dois grupos de Escoteiros do Mar do Litoral do Estado: o grupo de Antonina e o da Ilha do Mel.

A passagem dos navios militares no porto paranaense integrou as atividades da edição 2022 de uma tradicional operação da Marinha, o Aspirantex. O evento teve início no último dia 6 e segue até o próximo dia 27, data em que as embarcações devem estar de volta ao Rio de Janeiro (RJ). 

À frente do evento, está o comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso, responsável pelo planejamento e execução das atividades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »