13/01/2022 às 11h04min - Atualizada em 13/01/2022 às 11h04min

​Inspirada na filha, pesquisadora desenvolve sorvete à base de tilápia para aliviar dores da quimioterapia: 'Sabor de creme'

Paranaense criou o produto, após a filha passar por um tratamento de câncer de mama. Produto facilita ingestão de proteína animal e pode auxiliar no alívio de feridas formadas na boca pela quimioterapia, segundo pesquisadora.

Por Gilvana Giombelli, g1 PR
Divulgação
A pesquisadora Ana Maria Silva, de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, desenvolveu um sorvete à base de tilápia. A ideia surgiu após a paranaense acompanhar o tratamento de um câncer de mama da filha.
O intuito do sorvete é oferecer proteína animal, ao mesmo tempo em que alivia o incômodo das feridas na boca causadas pela quimioterapia.
Tudo começou em 2019, quando a filha de Ana Maria foi diagnosticada com câncer de mama aos quatro meses de gravidez.
Naquele momento, a filha da pesquisadora tinha dificuldade para ingerir proteína animal e estava com feridas na boca em decorrência da quimioterapia. Os problemas se transformaram em um impulso para a ciência.
“Quando ela fazia a quimioterapia tinha feridas na boca e ficava com ela bem sensível, então pedia para comprar sorvete que acalmava, dava um alívio. Ela não conseguia comer carne por causa das fibras. Começamos então a fazer almôndega e hambúrguer com a carne micro moída e ela conseguia comer. Juntei o sorvete que ela tomava e micro carne e pensei: se eu juntasse o sorvete à proteína do peixe que é nutricionalmente saudável e desenvolvesse esse produto para pacientes com câncer?”
Ana Maria comenta que sorvete tem gostos conhecido pelo paladar. "Tem sabor de sorvete de creme com leve toque de baunilha".
A transformação
A tilápia foi importante em um período delicado para a família, contudo, está presente nos estudos de Ana Maria desde 2008.
Através de métodos de biotecnologia, o pescado foi transformado em líquido para poder ser facilmente adicionado ao sorvete.
Em breve, segundo a pesquisadora, o produto passará por mais testes, como nutricional, composição e análise sensorial.
O próximo passo é transformar a tilápia líquida em pó para facilitar a adição no sorvete e outros produtos que poderão ser desenvolvidos, como bolos, tortas e suplementos alimentares.
Experimento
Conforme Ana Maria, o produto ainda não é comercializado, mas pôde ser degustado pelos participantes do evento International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2021, maior encontro brasileiro da cadeia do pescado, realizado em Foz do Iguaçu, no dia 24 de novembro de 2021.
O produto poderá ser utilizado no tratamento de pessoas com câncer após passar por testes específicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »