12/01/2022 às 15h50min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h50min

O mercado de trabalho começa antes do diploma

Os estímulos no espaço acadêmico são a oportunidade ideal para expandir pensamentos e mentalidade, atentar-se para uma série de questões que talvez você não daria atenção em outras circunstâncias, buscar por feedbacks e é claro, para errar e crescer com isso

- Marcelle Larcher
Como foi/está sendo para você entrar no mercado de trabalho? Este começo é um verdadeiro desafio para qualquer pessoa, em qualquer área de atuação e com qualquer objetivo, afinal, o mercado está cada vez mais complexo, exigente e a procura de profissionais preparados e diferenciados.

Muitos se perguntam como encarar essa jornada da melhor maneira e como superar esses desafios após a graduação, porém, esta é a pergunta errada. Não é sobre o que vem após a graduação e sim sobre toda a jornada desde o dia um da universidade. Sim! Este é o verdadeiro momento em que tudo começa.

É verdade que a universidade é um espaço de aprendizado e formação, mas não podemos resumi-lo na busca por um diploma. O ambiente acadêmico é o lugar propício para você assumir a sua construção profissional, expandir o seu autoconhecimento, entender os seus objetivos e começar a construir uma carreira.

O comprometimento e postura vivenciando esse ambiente, diz muito sobre o profissional que está sendo formado ali, bem como, pode render excelentes oportunidades, afinal, é um período que proporciona conhecer pessoas e compartilhar interesses profissionais e pessoais, ou seja, criar uma rede de relacionamento que pode ser fundamental para o futuro.

Vamos então aprofundar um pouco nesta visão e na importância desse espaço para que você compreenda o que quero dizer.

Viver a universidade é experimentar o que ela tem para te oferecer
Como foi mencionado, o espaço acadêmico é muito mais do que o momento de formação profissional técnica, muito mais que ler um livro, assistir aulas, estudar para provas, passar em uma matéria… É um lugar que contribui também para a formação pessoal do indivíduo.

Sabemos que o profissional do futuro (e do presente), é aquele capaz de ser 360º, que possui competências técnicas e comportamentais, por isso, conseguir viver a universidade de forma a desenvolver-se em todos esses aspectos é fundamental.

Aqueles que compreendem que aproveitar esses espaços é criar uma bagagem e repertório profissional e pessoal são os que sairão melhor preparados. Mas isso não é o que acontecerá para quem simplesmente se fechar em uma bolha em busca de um diploma, pelo contrário, é uma jornada de detalhes que se constrói desde dar o melhor em atividades comuns como as tarefas regulares e trabalhos das disciplinas, como ocupar os mais diversos espaços: grupos de pesquisas, ligas acadêmicas, estágios em empresa júnior, monitorias, etc.

E o mais importante! Se engana quem pensa que precisa optar por uma coisa apenas, esse é o momento de explorar todas as possibilidades, testar, entender no que você é bom e no que não se encaixa, isso vai ampliar possibilidades e agregar bagagem à sua formação.

Viver a universidade é autoconhecimento
Na universidade, à medida que você conhece e testar possibilidades, você agrega repertório pessoal e profissional.

Imagine que você está envolvido em um projeto que envolve a frente técnica, leituras e pesquisas, mas que também envolve comunicação e construção de relacionamento com determinados públicos (networking), dá para perceber o quando isso irá contribuir no seu desenvolvimento?


Também estamos falando de um espaço excelente para ter atenção e identificar valores e princípios que podem nortear a sua atuação profissional, ou seja, é um lugar de auto-observação e experimentação.

Dessa maneira, porque esperar o diploma para só depois descobrir o que se quer? Porque não, ainda na universidade ir em busca de conhecer os seus pontos fortes, aquelas habilidades que desempenha bem e explorar isso? Consequentemente isso também vai te dar uma visão dos seus pontos fracos e te mostrar como deseja agir sobre eles, seja potencializando-os ou entendendo que não é para você.

Os estímulos no espaço acadêmico são a oportunidade ideal para expandir pensamentos e mentalidade, atentar-se para uma série de questões que talvez você não daria atenção em outras circunstâncias, buscar por feedbacks e é claro, para errar e crescer com isso.

Viver a universidade é acessar pessoas e criar conexões
A vida universitária pode proporcionar experiências únicas e uma das mais valiosas é a possibilidade de conhecer inúmeras pessoas.

Ter uma rede de relacionamento sólida é fundamental para qualquer profissional, não existe carreira de sucesso sem um bom networking, por isso mesmo, é importante aproveitar esse período para começar a construir uma rede de contatos. 

Você já parou para pensar que seus amigos de turma, em um futuro muito próximo, serão seus colegas de trabalho, chefes ou funcionários?

O mesmo se aplica aos professores e toda rede de apoio da universidade, um bom relacionamento com eles, também pode abrir portas, afinal eles já conhecem o mercado, e podem ter acesso a boas oportunidades. É muito comum, por exemplo, pessoas serem indicadas para estágios através dessa rede de relacionamento e já saírem da universidade efetivadas em alguma empresa.

É na universidade que a sua carreira começa
Não existe nada de precipitado nesse pensamento, quando dizemos que a vida profissional começa na universidade não é de forma alguma um exagero.

Uma carreira de sucesso se inicia na decisão, por exemplo, vamos pensar em um profissional de saúde que pode optar por realizar concursos, fazer residência, atuar na iniciativa privada, em pesquisas, tornar-se docente, etc. A cada uma dessas possibilidades, esse profissional vai se deparar com desafios distintos e habilidades específicas, o que consequentemente vai demandar uma rota/planejamento também diferente.  

Portanto, a partir do momento em que se vivencia e se compreende essas possibilidades através de trocas com professores das mais diversas especialidades, colegas de curso, diferentes estágios e atividades complementares acadêmicas, tudo isso contribuirá para lhe ajudar a entender e nortear seus objetivos.

Como podemos perceber, a vivência acadêmica é repleta de caminhos e os passos que você seguir na universidade poderão definir tanto o seu perfil pessoal, quanto às suas características como profissional.

Por isso, é importante não desperdiçar nenhuma oportunidade de aprender e viver coisas novas e ter disposição para se desenvolver com cada desafio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »