12/01/2022 às 15h30min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h30min

​Estado se prepara para receber lote de vacinas contra a Covid-19 para público infantil

Cerca de 185 mil doses serão entregues ao Estado nesta primeira remessa, portanto, em um primeiro momento, não será possível vacinar todo o público total desta faixa etária: são 1.075.294 crianças, totalizando 5,25% da população

- AEN
Um lote de vacinas destinadas ao público infantil com idade entre 5 e 11 anos deve chegar ao Estado até o início da próxima semana. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que o primeiro lote com 1,2 milhão de doses, desembarque no Brasil nesta quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para então ser enviado aos estados. Com a chegada dos imunizantes ao Paraná, as doses estarão disponíveis para aplicação em todos os municípios em um prazo de no máximo 24 horas.

Cerca de 185 mil doses serão entregues ao Estado nesta primeira remessa, portanto, em um primeiro momento, não será possível vacinar todo o público total desta faixa etária: são 1.075.294 crianças, totalizando 5,25% da população. “A vacinação não vai acontecer toda em janeiro, ela vai se estender pelo menos até o final do mês de março com a primeira dose”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A vacinação de crianças nesta faixa etária está prevista na Nota Técnica nº 2/2022, publicada no último dia 5 de janeiro pelo Ministério da Saúde. O público infantil foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a Nota Técnica, a imunização vai atender às diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

O Ministério descartou a exigência de receita médica para a vacinação das crianças, acatando o que foi definido na audiência pública sobre o tema. Os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordarem com a aplicação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

Saúde orienta isolamento de 7 dias para pacientes de Covid-19 assintomáticos
PREPARAÇÃO – Os profissionais paranaenses envolvidos na vacinação contra a Covid-19 também participam, desde a semana passada, de uma capacitação com as orientações para o procedimento de aplicação. Feita em três etapas e de forma online, a formação é promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conjunto com os laboratórios Pfizer e BioNtech, e conta com a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios.

CALENDÁRIO ESCOLAR – Mesmo com a proximidade da vacinação, o calendário escolar não será alterado na rede estadual de ensino. As aulas começarão no dia 7 de fevereiro, em formato presencial. Apesar do grande com as aulas on-line durante os piores momentos da pandemia, as evidências dos últimos meses mostram que os alunos aprenderam mais e melhor dentro da escola, segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

“A área de educação foi uma das mais prejudicadas ao longo desses dois anos e as atividades presenciais são importantes para as crianças”, disse. “O protocolo sanitário nas escolas tem funcionado bem, então vamos trabalhar com essa meta de manter as atividades a partir de fevereiro, mas respeitando a autonomia dos municípios. Aquele município que desejar tomar uma medida diferente, tem liberdade para isso. Mas vamos continuar caminhando dentro do esperado", ressaltou o secretário.

Saúde confirma primeiro caso da variante Ômicron no Estado
A imunização contra a Covid-19 também não será um requisito obrigatório, apesar do secretário solicitar aos pais que façam a imunização das crianças.

"Nós exigimos o calendário vacinal perene. Com relação à Covid-19, ainda não temos o quantitativo total à disposição para fazer qualquer tipo de imposição”, disse. "A vacinação vai ocorrer de maneira gradual diante da chegada dos lotes das vacinas, mas as aulas terão um período de retorno a partir de fevereiro. Então nesse momento, no quesito Covid, a vacina não será obrigatória".

Paraná declara estado de epidemia de H3N2 e reforça importância da vacinação
IMUNIZANTE – A Anvisa aprovou em dezembro o uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para a imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil.

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. O imunizante será aplicado em duas doses de 0,2 mL, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina será laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »