07/12/2021 às 11h04min - Atualizada em 07/12/2021 às 11h04min

​Departamento de Cultura organiza feira de exposição das obras dos artesãos

Isa Machado
Divulgação
Neste ano o Departamento de Cultura de Siqueira Campos, através do Direto Flavio Mello, promoveu um Concurso Cultural Presépio é Arte que visou incentivar os artistas do município, o notável concurso refere-se à criação de um presépio. 
Além desse projetos tantos outros já foram elaborados e aconteceram, agora o Departamento se prepara para um feira de exposição para divulgar o trabalho dos artistas do município. Abaixo você confere na íntegra o conteúdo da entrevista com o Diretor Flávio Mello. 
JCN - Como está sendo organizada a feira para exposição dos trabalhos dos artesãos?
Flávio - A feria, tanto para o artesanato quanto para a alimentação e brinquedos, está sendo montada aos poucos, infelizmente poucos artesãos confirmaram presença na inauguração dos festejos de natal, a grande maioria por não ter estoque para tal e etc. Eu caminhei muito durante todo o evento (sempre perguntando como eles estavam se saindo), saí da praça Brasil por volta das 23h, e falando com quem expos fiquei satisfeito com o resultado.
JCN - Como e quando surgiu a ideia?
Eu penso em uma feria de artesanato, muito parecida como essa, mas infelizmente por conta da pandemia, você sabe como é, eu evitei ao longo do ano todo tipo de manifestação cultural onde aglomeraria muitas pessoas, com os ares mais amenos, fui fazendo aos poucos..., mas ainda quero fazer algo bem maior do que essa que faremos em dezembro. 
JCN - Quais os critérios para participar?
É livre... mas sempre envolvendo a Arte, seja ela o “artesanato em geral”, quanto o alimento.
JCN - Só artesãos siqueirenses podem participar?
Não... mas é a prioridade, se pensarmos em espaço, sobrando é livre, não tendo adesão dos nossos abro para quem quiser em chamamento publico, como fiz.
JCN -  Que dia será realizada a Feira de Natal?
Dia 06/12 – dos dias 17 ao dia 23/12.
JCN -  Qual a importância da exposição?
Imensurável. A exposição desses trabalhos envolve muita coisa: interação, financeiro e revelação. Eu me preocupo com tudo isso. O Artista em primeiro lugar.
JCN - Os artesãos poderão vender suas artes ou é só exposição?
É o trabalho deles, o ganha pão da maioria, precisam expor, se fazer presente, conhecer pessoas e é claro vender... quero que isso vire uma tradição direta a cidade.
JCN -  Considerações finais 
Foi um ano atípico, não é!? Entendo os inúmeros fatores que, de certa forma, prejudicaram muitas atividades, contudo acho que começamos muito bem, mas espero mais adesão por parte dos artistas, mais envolvimento, mas estou satisfeito com o que está sendo feito. 
PRESÉPIO É ARTE
JCN -  Quantos artistas participaram?
Poucos, infelizmente, mas os três artistas foram impecáveis.
JCN - Quando sai o resultado dos vencedores?
Estou programando para o dia 23/12/2021.
JCN - Quem foram os jurados?
Juninho Wolf, Adriane Maria Barbosa Lemes e Cláudio Chominki.
JCN - Quais foram os critério?
É o terceiro concurso que organizo na cidade e o critério de escolha é sempre o mesmo, pessoas que de certa forma tem uma sensibilidade e um olhar diferente para a Cultura e para o que estou fazendo. Faço uma mistura de olhar técnico, sensível e pragmático, para sermos o mais justo possível.
JCN - Onde aconteceu a exposição e até quando estarão expostos?
Ela está a disposição do publico na Praça Brasil, em um dos dois pau de anus, nos dias 06, 17, 18, 19, 20, 21 e 23.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »