06/11/2017 às 10h01min - Atualizada em 06/11/2017 às 10h01min

Natural, grego, kefir... Conheça os benefícios de cada tipo de iogurte

Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios, explica a diferença entre os tipos do alimento

revistaglamour.globo.com
Os produtos com lactose são temidos por muita gente, mas diversos profissionais da saúde já afirmaram que se não há intolerância, o consumo de derivados do leite pode acontecer normalmente. Tanto que o iogurte, por exemplo, é supersaudável. A nutri Ana Paula Del'Arco, consultora da Viva Lácteos, Associação Brasileira de Laticínios, explica os benefícios do produto. 
 
"O iogurte possui todos os aminoácidos que o organismo não consegue sintetizar por conta própria. Além disso, traz cálcio, que é o principal nutriente da saúde óssea; fósforo, que ajuda na formação e fortalecimento de ossos e dentes e protege a membrana das células; magnésio, que participa no metabolismo de energia; vitamina A, responsável pelo crescimento das células e visão; e vitaminas do complexo B, agente no metabolismo energético e neuromuscular", conta Ana Paula.
 
Pela rica fórmula, a nutricionista afirma que a ingestão de iogurte melhora o funcionamento do intestino e ajuda na imunidade. Entenda as diferenças de cada tipo do alimento abaixo -- Ana Paula Del'Arco preparou uma listinha superdidática!
 
Iogurte natural: obtido a partir da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, sem adição de outros ingredientes. Pode ser integral ou desnatado.
 
Iogurte líquido: iogurte natural batido, sem textura cremosa, com quebra mecânica das proteínas coaguladas. Também se caracteriza pela adição de soro.
 
Iogurte grego: o processo de manufatura é bastante semelhante ao iogurte natural, com maior concentração da massa coagulada do iogurte, drenando o soro formado. Um copo de iogurte grego é feito a partir de 3 copos de leite, em média.
 
Iogurte skyr: este iogurte tem origem na Islândia e se caracteriza por sua consistência cremosa. Para a produção do skyr é utilizado o dobro do leite em relação ao iogurte grego e até quatro vezes mais leite quando comparado ao iogurte natural.
 
Kefir: é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose.
 
Iogurte com probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (bactérias do bem).

"og:image"
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »