25/10/2021 às 13h44min - Atualizada em 25/10/2021 às 13h43min

Centro de Estudos debate criação de Política Nacional de Educação Digital

Da Redação – ND - jornalcn.com.br
Agência Câmara Notícias
Enerson Cleiton

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes)  discute nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 4513/20, que institui a Política Nacional de Educação Digital.

Conforme a proposta, essa política nacional terá como eixos:
- a inclusão digital, com a previsão de estratégias formais e não-formais que alcancem a todas as camadas da população;
- a educação digital propriamente dita, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, com uso de tecnologias, no ambiente escolar;
- a qualificação digital, compreendida como a oferta de oportunidades formativas que possibilitem à população o desenvolvimento das competências e habilidades em nível mais avançado;
- a especialização digital, com objetivo de formação de profissionais com desenvolvimento ainda mais sofisticado dessas competências e habilidades; e
- a pesquisa digital, com o objetivo de promover a utilização dessas tecnologias em grupos de pesquisa nacionais e a inserção deles no cenário internacional.

O projeto tramita em regime de urgência e está pronto para ser votado no Plenário da Câmara.

A audiência desta quarta faz parte do estudo Tecnologias na Educação, que tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
- os professores do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina Neri dos Santos e Roberto Carlos dos Santos Pacheco;
- os professores do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) Arlindo Philippe e Francisco Antonio Soeltl;
- o professor da Universidade Columbia (EUA) Paulo Blikstein;
- a professora da Universidade de Brasília (UnB) Andrea Versuti; e
- o relator do PL 4513/20, deputado Professor Israel Batista (PV-DF);

O estudo Tecnologias na Educação é relatado pela autora do PL 4513/20, deputada Ângela Amin (PP-SC) e pela presidente da Comissão de Educação, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).


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