20/10/2021 às 13h07min - Atualizada em 20/10/2021 às 13h05min

Comissão rejeita projeto que inclui nome de cônjuge em documento de veículo

Relator argumenta que a proposta aumenta a burocracia no processo de compra, venda e transferência de veículos

Janary Júnior - jornalcn.com.br
Agência Câmara Notícias
Pablo Valadares

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou projeto que determina a inclusão do nome do cônjuge no documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Conforme a proposta, o CRLV só poderá ser expedido pelo Detran após a apresentação da certidão de casamento.

O Projeto de Lei 8099/17 é da deputada Flávia Morais (PDT-GO). O texto também condiciona a venda do veículo à concordância do cônjuge. Morais alega que as medidas visam preservar o patrimônio familiar, evitando, por exemplo, sua dilapidação pouco antes da separação ou do divórcio.

Porém, o relator, deputado Bosco Costa (PL-SE), não concordou com o argumento. Para ele, as novas regras aumentam a burocracia no processo de compra, venda e transferência de veículos.

“Outro aspecto a ser considerado é o enorme volume de trabalho que a proposta poderia acarretar aos Detrans e ao Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], caso o documento de registro de todo veículo de propriedade de um casal precisasse sofrer alteração”, completou Costa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »