18/10/2021 às 13h25min - Atualizada em 18/10/2021 às 13h25min

Siqueirenses recebem a visita da “Confraria Filhas do Vento e da Liberdade”

O grupo visita os municípios levando mensagens para as mulheres

- JCN
A cidade de Siqueira Campos recebeu na última sexta-feira, 15, a “Confraria Filhas do Vento e da Liberdade”. O grupo composto por 10 mulheres tem a missão de levar a mensagem “A prevenção é a cura” pelos municípios do Paraná.
A visita das destemidas mulheres em Siqueira Campos se deve ao mês da prevenção do câncer de mama o “Outubro Rosa”.
A expedição “Filhas do Paraná - 5 Fronteiras” fará com que elas andem 2500km, por 38 cidades, plantando ipês e maracás da serra, transmitindo sua mensagem. Além de realizar visitas a instituições que cuidam da saúde e bem-estar da mulher paranaense. Essas 10 mulheres levam na garupa e no carro de apoio muito mais que mochilas, mas histórias de superação e conquistas além do brilho nos olhos por fazer acontecer com coragem e determinação.
Em Siqueira Campos, elas foram recebidas com uma festa, o gesto não poderia ser diferente, não só pela mensagem de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, elas representam um poder feminino muito grande.
Junto do presidente da Associação de Turismo do Norte Pioneiro (ATUNORPI), Wellington Bergamaschi, da assistente Técnica da Paraná Turismo, Sandra Camacho, a administração municipal com a presença do prefeito, Luiz Henrique Germano, e do secretário de Administração, Luiz Carlos Santos, estiveram no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon para apoiar esse projeto. Também esteve presente o departamento de Meio Ambiente, representado pela diretora, Elaine Rosa do Nascimento e a chefe da Divisão, Adriane Godoi, que fizeram o plantio do Ipê Rosa, e das mudas de Manacá da Serra.
O projeto Melhor Idade também deu suas boas-vindas. As mulheres da melhor idade realizaram uma apresentação de dança ao vivo no local, mais uma ação que visa incentivar a prevenção ao câncer.
Já a Secretaria de Saúde, deu início as suas ações do outubro Rosa nesta recepção. Num primeiro momento, foi realizada a distribuição de adesivos para conscientização do exame preventivo. Além da secretária de saúde, Valeriane Guidio, também estiveram presentes enfermeiras e agentes, do Posto Central, da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, das UBS, Boa Vista, Nascente do Sol, Cruzeiro Alemoa e Vila Operária. Neste sábado (16), a Secretaria promoveu um mutirão de exames preventivos e orientações em gerais em todas as UBS do município, durante o dia todo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »