06/10/2021 às 10h46min - Atualizada em 06/10/2021 às 10h46min

​Departamento de Meio Ambiente de Siqueira Campos inicia castração de cães de rua

JCN/Assessoria/Granvitapet
DIVULGAÇÃO
O Departamento de Meio Ambiente de Siqueira Campos dará início as castrações de cães de rua e de famílias de baixa renda. Basta cadastrar o cão nos dias 06, 07 e 08, no Departamento de Meio Ambiente, das 08:00 às 17:00 horas. 
Para realizar o cadastro: O cidadão deve ser maior de 18 anos,  residir no município de Siqueira Campos por um período mínimo de 01 ano; o dono do animal precisa ter inscrição no Cadastro Único e apresentar o laudo social atualizado (renda até meio salário mínimo por pessoa); portar RG, CPF e Comprovante de residência atualizado de até 30 dias; animais devem ter idade superior a 6 meses. Oanimal deverá estar em boas condições de saúde; cadelas no cio ou prenhas não serão submetidas ao procedimento cirúrgico.
De um modo geral as pessoas têm dificuldade em reconhecer na castração de animais um ato de amor. Sim, porque essa atitude contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.
Se você ainda não conhece bem o assunto então, com toda certeza, vai se assustar diante desses números. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.
Os dados levantados pela OMS vão além e mostram que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% deles estão abandonados. 
Por isso a castração é apontada como uma solução tão ideal, sem falar nas outras vantagens entre as quais podemos destacar a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. 
O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »