22/09/2021 às 10h46min - Atualizada em 22/09/2021 às 10h46min

​Covid: Paraná ignora orientação do Ministério da Saúde e confirma vacinação de adolescentes sem comorbidades

Anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira (21) após reunião entre governo estadual e secretários municipais de saúde. Vacinação para jovens com comorbidade começa na quinta (23

Por G1 PR
Ilustrativa
O governador Ratinho Junior anunciou que o Paraná irá vacinar contra a Covid os adolescentes sem comorbidades, ignorando a orientação do Ministério da Saúde. O gestor também confirmou o começo da imunização para adolescentes com comorbidades a partir de quinta-feira (23).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) após uma reunião entre o governo estadual, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
"Houve essa construção com os municípios do Paraná, todas as cidades, de começar a partir de quinta a vacinação dos adolescentes com comorbidades e, automaticamente, vacinando aqueles com comorbidade passa a vacinar o público em geral", disse o governador.
No caso dos adolescentes com comorbidades, a campanha será feita em ordem decrescente de idade, começando pelos de 17 anos até chegar aos de 12.
O Paraná também irá aplicar as doses para os adolescentes com deficiências permanentes, gestantes ou que tiveram filho há até 45 dias, indígenas e privados de liberdade.
Ainda segundo o governador, a idade de 17 anos foi estabelecida pois é o público com doses garantidas até esta terça. A aplicação será feita exclusivamente com o imunizante da Pfizer.
Para isso, como o Ministério da Saúde ainda não enviou lotes específicos para o público, os municípios devem fazer uso das doses remanescentes da reserva técnica.
Reserva técnica, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), corresponde a 5% das doses que chegam em todos os lotes e são separadas, ficando guardadas para suprir necessidades em caso de perdas operacionais de vacina.
Apesar disso, o governo estadual ainda reforçou que irá pressionar o Ministério da Saúde para o recebimento de imunizantes destinados especificamente para os adolescentes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »