30/10/2017 às 12h03min - Atualizada em 30/10/2017 às 12h03min

Esfoliação: o melhor caminho para uma pele macia e saudável

De ingredientes naturais até os produtos prontos, adquirir o hábito da esfoliação é essencial para a pele regenerar e ficar mais iluminada e bonita.

revistamarieclaire.globo.com - Marcela de Mingo
Toda mulher sabe que esfoliar a pele faz parte de uma rotina de beleza saudável. Isso, claro, tem um motivo: a esfoliação é aconselhada para tirar as células mortas e abrir caminho para as que estão novas e regeneradas.
 
"Além disso, a esfoliação torna a pele mais regular e receptiva aos princípios ativos dos cosméticos utilizados", explica o dermatologista Daniel Dzaibas. Na prática, isso quer dizer que fica mais fácil a sua pele absorver os nutrientes dos diversos protudos que usa para hidratar e fortificar.
 
Você, porém, não precisa investir em um esfoliante caríssimo para conseguir uma pele incrível e bem cuidada.É possível encontrar na cozinha produtos que são maravilhosos e que fazem verdadeiros milagres para a pele - vide o óleo de coco.
 
Além disso, existe uma vantagem que vai além da dermatologia ao investir em esfoliantes naturais: "Muitos dos esfoliantes são compostos por substâncias granulométricas, que são microesferas de polietileno, os populares microplásticos, altamente poluentes e que contaminam a água de mares, rios e lagos. Alguns deles também podem conter substâncias nocivas à saúde, sendo que as principais encontradas são os parabenos. Portanto, optar por cosméticos orgânicos e naturais, que não prejudicam a saúde ou o meio ambiente, assim como esfoliantes caseiros, podem ser uma boa opção. Basta escolher a granulometria adequada, dependendo da região do corpo em que for aplicar", explica a Dra. Brunna Borges.
 

Seja com ingridientes naturais ou não, o ideal é esfoliar o rosto 2 vezes na semana e o corpo a cada 15 dias (Foto: Thinkstock)

Seja com ingridientes naturais ou não, o ideal é esfoliar o rosto 2 vezes na semana e o corpo a cada 15 dias (Foto: Thinkstock)


Seja com ingridientes naturais ou não, o ideal é esfoliar o rosto 2 vezes na semana e o corpo a cada 15 dias (Foto: Thinkstock)
 
CUIDADOS COM A ESFOLIAÇÃO
A primeira - e principal - questão é sempre consultar um dermatologista antes de investir em um esfoliante natural, principalmente se a sua pele demanda cuidados especiais por conta de alguma condição específica.
 
"Pele com acne inflamada, ferimentos aparentes, psoríase ou vitiligo, são exemplos de doenças de pele/situações nas quais não devem ser feita a esfoliação. Por isso, é sempre bem-vinda orientação médica de um especialista antes de submeter a pele a tal procedimento", alerta Brunna.
 
Além disso, esfoliação é um assunto sério e não é o tipo de tratamento que deve ser feito todos os dias, sem que seja feita uma recomendação explícita do médico responsável pelo seu caso.
 
Para o rosto, o aconselhado é duas vezes na semana - em dias bastante espaçados, para dar tempo da pele se recuperar. Passar todos dias uma receita caseira ou até um produto industrializado, ainda mais no inverno, pode deixar a pele altamente irritada e sensível. "O corpo pode ser esfoliado a cada 15 dias, exceto áreas como cotovelos, pés e joelhos, que podem ser feitos semanalmente", completa o Dr. Daniel.
 
Para usar esses produtos, o ideial é escolher uma base que tenha uma granulometria adequada para o seu tipo de pele e, claro, para a região em questão. Isso significa que um grão muito largo - como o do fubá - não é indicado para regiões muito sensíveis e de pele mais fina, tal qual os lábios. Para isso, é melhor usar o açúcar refinado, que tem grãos muito finos e mais delicados.
 
Segundo a Dr. Brunna, é importante também que seja preparada a quantidade exata para o uso imediato: "Ele pode perder suas propriedades ao longo do tempo e não proporcionar os efeitos desejados".
 
Se você, no entanto, prefere se manter nos produtos industrializados, vale a pena ficar atenta às dicas do Dr. Daniel: "O veículo deve ser adequado para o tipo pele: peles oleosas devem ser esfoliadas com produtos à base de gel já as peles secas podem ser esfoliadas com produtos mais oleosos e cremosos".
 
COLOCANDO A MÃO NA MASSA
Brunna explica que a esfoliação com produtos naturais tem um efeito mais físico do que químico. Eles ajudam na aparência da pele e não tanto na regeneração e limpeza profunda porque não alcançam essas camadas como os produtos manipulados.
 
Ainda assim, para tirar as pelinhas do lábio ou então dar mais brilho e luminosidade à pele, além de controlar a oleosidade, vale a pena uma apostar em misturas com mel. A combinação com açúcar funciona bem para para várias áreas de corpo, principalmente cotovelos e pés. Aplique no área escolhida e faça movimentos circulares com as mãos por pelo menos um minuto, antes de enxaguar o suficiente para tirar todos os componentes da pele.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »